Apesar de algumas características serem comuns, os apartamentos tipo flat, studio e loft não são iguais. Todos os tipos são de apartamentos pequenos, com cômodos integrados e que refletem um estilo de vida contemporâneo.
A vida nas cidades está cada vez mais agitada e dinâmica e, consequentemente, é nítida a redução do tempo que as pessoas passam em casa. Mas apesar de utilizarem por pouco tempo, existe a necessidade e interesse de que esse seja um tempo de qualidade, descanso e conforto.
E para acompanhar essa demanda, os apartamentos pequenos são confortáveis, práticos e cada vez mais desejados. A tendência é que as pessoas se preocupem mais em valorizar experiências do que acumular coisas. E como a casa reflete nosso comportamento, rotina e hábitos, os lofts, studios e flats ganham espaço e fazem muito sucesso.
Mas você sabe a diferença entre esses 3 tipos de apartamentos? Continue lendo esse post e confira!
O que é um flat?
O flat é um pouco maior que um quarto de hotel e normalmente tem um quarto, banheiro, um espaço de trabalho e uma pequena copa. Os prédios com flats, normalmente, dispõem de algumas facilidades que são cobradas junto com a taxa de condomínio, como: restaurante, serviço de cozinha, limpeza diária e lavanderia.
Uma de suas grandes vantagens é a segurança e localização, pois, a grande maioria, é localizada no centro das cidades. São perfeitos para quem viaja com frequência a trabalho e precisa de praticidade quando retorna pra casa.
O que é um apartamento studio?
O apartamento estilo studio também possui grande parte dos cômodos integrados, porém costuma ter um número maior de paredes que um loft, metragem quadrada não superior a 35m² e apenas um quarto. Usualmente, fica localizado em áreas bem estratégicas da cidade, com boa infraestrutura de lazer, transporte e serviços.
Em alguns prédios oferecem algumas facilidades aos moradores como serviço de diarista e lavanderia coletiva.
São excelentes para investimento em regiões de pólos empresarias e próximas á universidades.
O que é um loft?
Com origem nos Estados Unidos, o apartamento tipo loft se tornou uma enorme tendência do mercado imobiliário.
A proposta dos apartamentos tipo loft é dar novo uso a galpões, armazéns, imóveis comerciais ou depósitos que estavam em abandono por não atenderem as necessidades tecnológicas, ou devido mudanças das cidades.
Após reforma, os apartamentos que possuíam uma arquitetura original, passaram a ter algumas características, tais como:
- Normalmente em torno de 50m²
- Cômodos integrados, exceto o banheiro;
- Estrutura e instalações aparentes para remeterem ao design industrial;
- Pé direito mais alto;
- Aberturas altas e amplas;
- Revestimento mais rústicos como piso de cimento queimado e tijolos cerâmicos.
Agora que você já entendeu melhor as diferenças entre esses tipos de apartamentos, já está pronto para escolher o que mais combina com você.
Procure e escolha o seu!