Pular para o conteúdo
logo-sinai-aimobiliaria-rj
Início » Blog » Vantagens de contratar uma administradora de condomínios

Vantagens de contratar uma administradora de condomínios

  • por
  • 24 de maio de 202224 de maio de 2022

Contratar uma administradora de condomínio pode representar mais segurança e organização ao condomínio. Entenda sua importância e como fazer a melhor escolha!

Por que contratar administradoras de condomínio?

Uma boa administração é necessária para proporcionar uma relação harmoniosa e respeitosa entre os condôminos, bem como o bom funcionamento de todas as estruturas condominiais.

Nesta jornada, o síndico pode e precisa contar com a ajuda de uma boa administradora de condomínios com quem partilhará esta importante tarefa, que sem dúvida fará toda a diferença ao complementar o trabalho do síndico trazendo uma maior organização e um aspecto mais profissional à administração condominial.

No entanto, existem muitas dúvidas sobre o trabalho de uma administradora de condomínios e como ela pode contribuir de forma prática e dinâmica para que o síndico e os condôminos tenham uma gestão condominial prática e eficiente.

Pensando nisso, montamos um guia sobre por que você deve contratar uma administradora e como escolher a melhor opção para seu condomínio. Continue lendo para conhecer os principais motivos para organizar seu condomínio de forma profissional com a ajuda de um administrador!

Como contratar uma administradora de condomínio?

administração de condominios

Para começar, é preciso esclarecer que existem vários tipos de contratos, incluindo representação condominial, assessoria e consultoria. É preciso primeiro determinar quais são as necessidades do condomínio para encontrar o perfil de contratação mais adequado.

Uma representação, por exemplo, dá autonomia ao administrador para fazer alterações na estrutura da organização e, em alguns casos, contratar um síndico. Este tipo de contrato é utilizado em condomínios onde nenhum dos moradores quer assumir responsabilidades de administração condominial. Independentemente da forma de contratação, é necessário formalizar esse acordo por meio de um contrato no qual são detalhadas as obrigações de cada parte.

Quais critérios devem ser usados ​​na contratação de um administrador?

O segredo do sucesso ou fracasso de um administrador de condomínio é sua avaliação criteriosa. Para garantir que a contratação de um administrador não se torne um fardo, o síndico deve primeiro avaliar questões críticas como:

  • Tempo de existência e atuação no ramo pesquisado;
  • Verificar o capital social, o quadro societário e o objeto social;
  • Reputação financeira da empresa, existência de protestos, negativações e processos judiciais;
  • Referências no mercado;
  • Visite a administradora, verificando se a estrutura e o número de funcionários estão aptos a atender as necessidades do seu condomínio;
  • Analise o contrato com atenção, atentando para as cláusulas de multas e fidelidade.

Após essa avaliação, apresente as propostas ao conselho para aprovação em assembléia.

O papel do síndico é eliminado com a contratação de um administrador?

De forma alguma O sindico de um condomínio tem um papel muito importante na organização e efetivação de tarefas, além de muita responsabilidade. É do síndico a responsabilidade penal e civil quando atribuições não são cumpridas de forma adequada, gerando prejuízo aos condôminos ou a terceiros, seja por ação ou omissão. No entanto, sem dúvida, sua principal missão é atender às necessidades do coletivo que representa.

Dessa forma, independentemente da administradora escolhida, o síndico sempre exercerá suas funções. Ele deve acompanhar o trabalho da administradora e verificar se está sendo efetuado de forma eficaz e satisfatória.

Vantagens de contratar uma administradora de condomínios

Existem inúmeras razões pelas quais você deve investir em uma administradora de condomínio. Neste artigo, abordaremos os principais benefícios de trabalhar com esse tipo de serviço.

Sem Burocracia

Os administradores têm acesso a diversos especialistas para tornar sua gestão mais confortável. Eles passam a ser responsáveis ​​por administrar as questões burocráticas que só causam preocupação aos síndicos. Sem essa preocupação, você terá mais tempo para tratar de outras questões que não estavam na sua lista de prioridades.

Uma grande porcentagem de síndicos quer resolver todos os seus problemas e não confia que outras pessoas o façam. Mas, você conta um suporte completo para esclarecer todas as dúvidas, deixando tudo bem transparente.

Organização da documentação

Já teve dificuldades para organizar sua agenda? Se a resposta for sim, você deve começar a procurar uma administradora agora mesmo. Ela cuidará de todas as demandas que consomem muito da nossa energia, como conferências, contato com fornecedores, faturas, pagamentos, entre outras.

Esse tipo de investimento agrega qualidade às suas tarefas e evita erros futuros que podem comprometer a transparência da sua gestão. Porém, fica uma dica: escolha uma administradora de confiança e com boa reputação no mercado, pois ela terá acesso a documentos vitais do condomínio.

Representante em reuniões públicas

Outro ponto onde um administrador pode auxiliar um síndico é na representação pública. Esses locais possuem horários fixos, dificultando o atendimento do síndico a essa solicitação. Como resultado, sempre que surgir uma situação de urgência, você terá alguém disponível para realizar cada ação.

É fundamental que você leve este conselho a sério. Uma regra quebrada pode ter uma variedade de consequências negativas, incluindo multas. Por fim, os moradores são responsáveis ​​pelo pagamento das contas e não vão gostar de saber que terão mais dívidas naquele mês. Como resultado, esteja atento às suas responsabilidades.

Cobrar inadimplentes

Em um condomínio, a inadimplência é muito comum. Cobrar os inquilinos é a tarefa mais difícil. Se as negociações não forem conduzidas da melhor maneira possível, as partes ficarão sem solução e a disputa continuará.

As administradoras de condomínios facilitam para o síndico, pois é a própria empresa que fiscaliza todo o processo, evitando desgaste entre síndicos e moradores.

Contrato com excelentes fornecedores.

Os administradores de condomínios também podem auxiliar na contratação de fornecedores. Esta tarefa exige um alto nível de responsabilidade do síndico, pois é fundamental verificar todos os detalhes para obter o melhor parceiro.

Na prática, um administrador de condomínio seleciona as empresas mais recomendadas para o trabalho que você solicitou recentemente.

Ela também faz orçamentos e reúne os dados mais importantes para tomar decisões mais confiantes.

Outras tarefas do administrador que facilitam a rotina dos síndicos.

  • Confecciona folha de pagamento de colaboradores;
  • Responsabilidade nas contas do condomínio;
  • Elabora os pagamentos da taxa do condomínio;
  • Organiza documentos;
  • Administra obras e fundo de reserva e outros.;

Algumas das tarefas atribuídas ao administrador são consideradas secundárias.

  • Cria circulares de condomínio;
  • Redigi editais de assembleias;
  • Aplica multas e advertências;
  • Entre outras atividades

Entendeu os impactos que contar com os serviços de uma administradora de condomínios pode trazer para sua gestão? No entanto, não procure qualquer empresa. Confira os serviços que ela oferece em seu portfólio, procure clientes que ela já atendeu e confira avaliações nas redes sociais. Dessa forma, você escolherá o melhor parceiro para o seu condomínio.

E você ficou com alguma dúvida sobre a administradora do condomínio? Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.