Pular para o conteúdo
Início » Blog » Tudo que você precisa saber sobre panela de pressão

Tudo que você precisa saber sobre panela de pressão

panela de pressão é um item quase indispensável na cozinha, mas muitas pessoas têm receio de usar. Como ela cozinha o alimento mais rápido e por pressão, seu sistema é mais potente do que uma panela comum e isso faz com que haja risco de acidentes quando não usada corretamente. Pensando na segurança dos nossos leitores, selecionamos tudo que você deve saber para aproveitar os benefícios do utensílio.

Como funciona?
Como o nome sugere, a panela funciona sob pressão. Quando a tampa é fechada – com o alimento e água dentro –, a pressão do ar se junta com a pressão do vapor de água. “Sem ter para onde sair, o líquido demora para entrar em ebulição fazendo com que a pressão interna fique ainda maior para cozer os alimentos rapidamente”, conta Adriano Toledo de Oliveira, gerente de marketing do Grupo SEB, detentor da marca Clock.

Por que usar a panela de pressão?
O principal motivo é o tempo: o cozimento na panela de pressão é bem mais rápido. Assim, além da refeição ficar pronta antes, o consumo de gás é reduzido. Os técnicos da marca Tramontina indicam o uso desse modelo para o preparo de alimentos mais duros (como feijão e carne), pois esse tipo de cozimento os deixa mais macios.

Como escolher um modelo?
Na hora de comprar, a regra é que a panela de pressão seja certificada pelo INMETRO. Assim, o consumidor sabe que o produto possui os dispositivos de segurança exigidos. “A norma brasileira exige que cada panela tenha um sistema de segurança e define qual a máxima pressão que a panela deve aguentar sem risco de explosão”, explica Adriano. Por isso, não saia da loja sem antes ter conferido o selo verificador na peça.

O que fazer para evitar acidentes?
Segundo a Tramontina, o uso é muito simples, mas requer alguns cuidados:
– Respeite o limite de capacidade de uso da sua panela. Se for de quatro litros, não coloque mais que isso de jeito nenhum.
– Realize a limpeza das válvulas, do pino e da vedação da tampa regularmente, de acordo com as orientações do fabricante. Isso porque sujeira nesses locais pode atrapalhar a saída da pressão.
– Troque as peças de reposição por peças originais em representantes autorizados pelos fabricantes. E lembre-se: se alguma estiver quebrada ou danificada, jogue fora na hora e compre uma nova.
– Utilize fogo brando e sempre centralize a panela na chama do fogão para evitar que ela queime na lateral e danifique seus componentes.
– Não abra a panela assim que o fogo for desligado. Se você estiver com pressa e não puder esperar que ela esfrie naturalmente, coloque-a embaixo da torneira de água fria e espere a pressão sair por inteiro – mas, em hipótese alguma mexa ou retire o pino.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Informações sobre os anúncios?