Pular para o conteúdo
logo-sinai-aimobiliaria-rj
Início » Blog » Técnicas criativas para você economizar energia e reduzir a conta de luz

Técnicas criativas para você economizar energia e reduzir a conta de luz

  • por
Técnicas criativas para você economizar energia e reduzir a conta de luz

Veja dicas fáceis e importantes para reduzir sua conta de luz!

A conta de luz é um fator que pesa no orçamento de grande parte das famílias brasileiras, mas você sabia que com atitudes simples é possível reduzir bastante esse custo e garantir uma folguinha no seu orçamento doméstico? Pois saiba que com organização e práticas simples podemos alcançar economias significativas!

Isso vai permitir que possa investir em outras prioridades da sua vida como a modernizar sua casa, pensar no futuro dos filhos ou aquela viagem que você tanto sonha.

E para ajudar, preparamos esse artigo com algumas dicas incríveis para conseguir economizar com a conta de luz. Continue lendo e confira!

Dicas para conseguir economizar energia

As famílias brasileiras, nos últimos meses, vêm sofrendo com o aumento significativo da conta de luz. Com taxas extras cada vez mais frequentes, a solução para esse problema é criar meios de economizar energia. Para isso, algumas práticas simples podem ajudar muito.

Aproveitando a luz do dia

Sabemos que ao deixar um cômodo, precisamos apagar as luzes, mas além disso podemos aproveitar a iluminação natural para economizar mais ainda. Ou seja, procure acender as luzes durante o dia, apenas quando realmente necessário. Faça uso de persianas translúcidas que dão privacidade, mas ao mesmo tempo permitem a entrada de luz solar no ambiente.

Outra dica é o uso de espelhos que refletem a luminosidade. Claraboias nos tetos de escadas e corredores, também é uma ótima alternativa, pois clareiam o ambiente, dispensando a necessidade de acender as luzes.

Use clores claras

Pode parecer um detalhe, mas as cores na decoração ajudam muito a economizar energia. Opte por tons claros, pois refletem os raios solares e são capazes de deixar o ambiente naturalmente mais iluminado. Essa dica pode ser tanto para as paredes, quanto para o revestimento do piso e demais decorações.

Lâmpadas de LED

Troque as lâmpadas comuns pelas de LED. Além de ter uma vida útil maior, esse tipo de lâmpada consome menos energia, tendo assim, um excelente custo-benefício.

Fique atento ao seu banho

O chuveiro é um dos grandes vilões no consumo de energia, pois, pode representar até 20% desse consumo em uma casa. Por isso, além de reduzir o tempo do banho, regule a chave do chuveiro para a posição “verão” o máximo que conseguir e verifique a fiação do chuveiro. Fiação em más condições, podem consumir mais energia.

Retire eletrônicos das tomadas

É comum que deixemos os aparelhos ligados na tomada mesmo quando não estão sendo utilizados, mas essa prática de deixar no modo stand by consome energia e pode representar um gasto considerável no final do mês. Então, por isso, ligue apenas na tomada quando for utilizá-los.

Atenção com a geladeira

Outro eletrodoméstico que influencia bastante no consumo de energia é a geladeira. Estudos apontam que pode representar até 30% do consumo de uma família. Mas nem pense em desligar à noite, pois a energia que será gasta para resfriar novamente será enorme!

A dica então é reduzir a troca de calor na geladeira. Isso significa reduzir o abre e fecha da porta da geladeira. Além disso, verifique se as borrachas de vedação se encontram em bom estado, já que são as responsáveis por isolar essa troca de calor do interior com o exterior.

Redução do uso do ferro de passar

Mesmo não sendo considerado um dos vilões no consumo de uma residência, o seu uso constante também pode representar aumento na sua conta. Por isso, reduza seu uso com algumas dicas:

  • Após lavar as roupas, pendure no varal, evitando que fiquem muito amarrotadas facilitando na hora de passar;
  • Dê preferência por tecidos como viscose e poliéster, que não precisam ser passados;
  • Na hora do banho, coloque as roupas mais finas no banheiro penduradas, pois, com o vapor vão desamassar sem a necessidade do ferro;
  • Antes de ligar o ferro, separa as roupas que serão passadas e as que serão apenas dobradas e guardadas.

Atenção a fuga de energia

Esse processo não é tão comum, mas se mesmo após seguir todas as dicas acima citadas, sua conta não reduziu, pode ser importante verificar se não existe nenhum tipo de escape na rede. Desligue todos os aparelhos, retire das tomadas, apague todas as luzes e confira o medidor de consumo do seu registro. Se ainda continuar girando, é fundamental contatar um eletricista para identificar como acabar como esse desperdício.

Se possível, busque outras fontes de energia

Essa ação tem se tornado muito mais frequente, pois a energia solar é realmente uma tendência que pode representar uma excelente economia na energia. Caso esse custo faça parte do seu orçamento, instale placas de energia solar na sua residência. Será um excelente investimento e que trará retornos concretos e significativos.

Família toda economizando energia

Economizar energia é fundamental, principalmente nos períodos de pouca chuva ou seca. Isso poque, nesses períodos do ano os reservatórios ficam com nível de água abaixo do normal e podem surgir taxas extras para garantir o abastecimento de todos.

Ter atitudes que podem gerar economia é essencial. E para que toda a família compre a ideia, pense em dinâmicas de recompensas. Se a conta do próximo mês reduzir, toda a família terá direito a um rodízio de pizza, ou um passeio especial. O mais importante é conscientizar de uma forma mais leve e tranquila para todos, para que o objetivo final seja alcançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.