Início » Blog » Que tal fazer um jardim vertical na sua sacada?

Que tal fazer um jardim vertical na sua sacada?

  • por

Jardim vertical em sacadas além de fácil de fazer, traz mais cor, vida e bem-estar para o apartamento.

As varandas, que antigamente eram sem graça e pouco integradas com o restante do apartamento, hoje se tornaram espaços de descontração e lazer.

Além de estruturar sua varanda gourmet com churrasqueiras ou mesas, algumas pessoas investem também em jardins verticais. Os jardins verticais se tornaram tendência por serem fáceis de serem montados e principalmente por deixarem o ambiente muito mais natural e bonito.

Hoje em nosso BLOG daremos dicas para montar um jardim vertical em sua varanda e alguns cuidados importantes para que ele se mantenha vibrante. Confira!

Determine o melhor local

O ponto mais importante é definir o local apropriado para o jardim vertical ser preparado. Essa definição é fundamental para que sua manutenção seja acessível e automaticamente sua preservação seja possível. Lembre-se de dar preferência ao ponto com mais iluminação e que seja fácil para o manuseio das plantas.

Obter as medidas exatas e se certificar que o local escolhido suporta as furações necessárias para a aplicação dos arbustos, são passos cruciais para o sucesso do projeto. Se possível, indicamos fazer uma pesquisa com algum especialista e assim fazer as melhores escolhas e evitar gastos desnecessários.

Sempre indicado também verificar os processos de manutenção e preservação, além do processo de impermeabilização da parede.

Defina as plantas

Após definir o local apropriado, chegou o momento de selecionar as plantas adequadas ao espaço. Por se tratar de um jardim vertical, as plantas mais utilizadas são as que se instalam melhor em superfícies verticais na natureza. As samambaias, trepadeiras e similares são as mais indicadas. É sempre importante estudar as questões que influenciam na saúde e no crescimento das plantas como vento, poluição, intensidade do sol e até mesmo circulação de pessoas.

Defina a estrutura e ferramentas necessárias

Não podemos deixar de lado o material necessário para iniciar a composição do seu jardim. Isso é importante para que tudo seja feito da forma mais prática e fácil, mas também se atentando as combinações do espaço.

Não pense que para ter sua parede verde, vai ser necessário gastar muito. Você pode escolher materiais reciclados como pallets, caixas de feira e diversas outras alternativas. Além disso pode optar por prateleiras ou quadros que podem servir como suporte para as plantas. O único ponto de alerta é que a base precisa ser estável, e assim, conservar as folhas intactas.

Momento da instalação

Chegou o momento da execução. Após a impermeabilização da parede, coloque a estrutura na posição adequada, mas lembre-se de utilizar o sistema de fixação correto para a estrutura.

No ato da instalação, coloque também a drenagem e a irrigação. Após organizar tudo, coloque as plantas no interior da estrutura. Nesse tipo de projeto, é sempre importante se atentar a disposição de tudo para que cubra a área completamente.

Dicas de como cuidar do jardim vertical em apartamentos

Preste muita atenção a iluminação – plantas naturais necessitam de luz, por isso faça a divisão das espécies por sombra, meia-sombra e pleno sol. Isso determinará o viço das espécies, de acordo com as preferências por sombra ou luz.

Cuide bem da irrigação – para manter suas plantas sempre saudáveis, é muito importante que mantenha o substrato fresco e úmido na maior parte do tempo e não deixe de fazer uso do borrifador na hora de regar.

Pode regularmente – isso é muito importante para que seu jardim fique sempre bonito. Plantas no tamanho ideal vão trazer mais crescimento e farão com que fiquem saudáveis por mais tempo.

Se atente ao substrato – o substrato é um dos alimentos principais para jardins verticais. Dessa forma, pense na possibilidade de investir um pouco em um substrato especial. Lembre-se que precisam ser de boa qualidade para que estimule crescimento da planta naturalmente.

Com essas dicas você já pode iniciar o seu projeto de ter um jardim vertical na sua varanda e deixar seu ambiente mais arejado, vivo e lindo. Preste sempre atenção aos cuidados que as plantas necessitam e dessa forma esses seres vivos maravilhosos trarão muito alegria para seu ambiente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *