Por incrível que pareça, esses espaços não são sinônimos um do outro. Confira!
Na maioria das vezes, o mercado imobiliário acaba tratando os termos “sacada”, “varanda” e “terraço” como sinônimos um do outro. A dúvida é quase generalizada.
Anúncios de imóveis sempre oferecem: “casa com 2 quartos e varanda”, “apartamento com varanda” ou até mesmo “apartamento com terraço gourmet”.
Até aí tudo bem, mas na hora de comprar ou alugar um imóvel, é importante que as pessoas – e até mesmo o síndico como gestor do empreendimento –, saibam as diferenças entre cada um desses espaços.
E esse é o objetivo deste artigo. Vamos lá!
O que é Sacada
Presentes em sobrados e apartamentos, as sacadas são estruturas que “saltam” para fora do corpo da edificação, por isso, são mais fáceis de serem identificadas.
Diante dessa característica, não existe sacada em casa térrea, uma vez que a área precisa estar “pairando” sobre um nível para assim ser denominada.
As sacadas geralmente estão ligadas a portas ou janelas de acesso tanto de áreas sociais quanto íntimas, como dormitórios.
Elas têm diversos tamanhos como bem lembra Osvaldo Wertheim, diretor da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, que citou as pequenas sacadas – mais conhecidas como balcão.
O que é Varanda
Comparada a uma sacada, a varanda é um espaço mais amplo, que funciona como a extensão de um apartamento ou casa (neste caso, localizada excepcionalmente no térreo). Normalmente é coberta e aberta.
Além do tamanho da área, o uso da varanda também é diferente. “Tem a ver com o conceito de qualidade de vida; um lugar contemplativo para receber convidados”, exemplifica Wertheim.
Por isso, quase sempre está disposta próxima aos ambientes sociais, como salas de estar e jantar.
Outro modelo que tem sido bastante difundido no mercado imobiliário é a “varanda gourmet”. É um local que possui todas as características elencadas acima, com o adicional de uma área equipada com churrasqueira ou cooktop, por exemplo.
O que é Terraço
Já os terraços são ambientes descobertos que ficam na parte de cima de sobrados e apartamentos (neste caso, somente em coberturas). “Por conta disso, é possível usufruir de uma bela vista nos andares superiores”, afirma Wertheim.
Além disso, o espaço comporta outras estruturas, como piscina e jardins mais amplos.
Concluindo…
O mercado imobiliário é um pouco subjetivo em relação à nomenclatura das palavras “sacada”, “varanda” e “terraço”, o que causa a confusão de muitos desavisados. Ainda que pouco observadas, as diferenças entre esses espaços existem e é importante saber distingui-los, principalmente, na compra/aluguel de um imóvel, ou mesmo para o síndico, na hora de cotar e descrever um serviço numa dessas áreas, por exemplo.
Fonte: SíndicoNet e Osvaldo Wertheim (diretor da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP)