Como funciona a prestação de contas?
O termo prestar contas é muito claro, e essa obrigação do síndico possibilita realizar a previsão orçamentária do ano seguinte. Antes de tudo é necessário saber quais são os itens que devem compor a prestação de contas. Essa lista facilitará a organização dos materiais, assim como apresentação em assembleia. Diversos documentos devem ser reunidos, contabilizados e apresentados.
O primeiro item da lista é a previsão orçamentária. Este documento foi criado no início da gestão do síndico. Esse documento deve ser revisto para fazer um comparativo do que foi definido no início e do total de gastos no fim do ano. O segundo documento a ser visitado é o relatório de receitas, que se divide entre os condôminos inadimplentes e os adimplentes (que estão com todas as contas em dia). Além disso, o documento deve registrar as possíveis receitas obtidas com aluguel dos espaços.
Já o relatório de despesas é dividido entre as contas fixas (tais como seguros, folhas de pagamento e itens que possuam valores muito semelhantes todos os meses), contas variáveis como manutenções, reformas e novos gastos e, por fim, gastos extras, tais como obras extraordinárias e inesperadas. O quarto documento da nossa lista que deve ser citado é o balancete que traz o demonstrativo das receitas e despesas do condomínio, apresentando o saldo do mês e o atual e do mês.
Como mantar a planilha organizada
Você conhece todos os documentos necessários para a prestação de contas do condomínio e sabe a importância de cada um dele e como eles devem ser organizados. Mantenha todos arquivos organizados, de preferência em um sistema preparado e otimizado para a gestão condominial capaz de armazenar informações, fazer relatórios de despesas, receitas, balancetes e até mesmo prestação de contas. Essa pasta deve ser acessível para todos os condôminos, moradores e qualquer residente que deseje checar o seu conteúdo.
Uma dica muito valiosa é manter uma atualização mensal dos itens possíveis, pois facilita o compartilhamento semanal com os moradores. Também é possível elaborar um resumo com todas as informações que foram acrescentadas ou alteradas no mês vigente.
Por fim, determine os prazos de acompanhamento e prepare-se antes da reunião, monte sua apresentação se adiantando às possíveis perguntas. Caso seja possível, prepare um material de apoio para entregar para os moradores presentes.
Fonte: Condo Brasil