A informação e o diagnóstico precoce são as duas armas principais contra o câncer de mama. Fique sempre atenta às recomendações do seu ginecologista e exerça o autoexame todos os meses, não só em busca de algo, como para um melhor conhecimento do seu corpo e maior facilidade de detectar anomalias.
→ A amamentação pode e deve continuar mesmo diagnosticada, claro, tudo com a supervisão de um profissional capacitado. Inclusive, durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento caem na mulher;
→ O uso de sutiãs não influencia no aparecimento de nódulos, entretanto, o sobrepeso após a menopausa pode desencadear em tumores, em 40% dos casos;
→ Lembrando que apesar de raro, o câncer pode aparecer em homens, portanto, fiquem ligados nos sinais iguais aos da mulher: protuberância nos seios, inchaços, nódulos, secreção em apenas um dos mamilos, entre outros.
A conscientização sobre a doença precisa ser cotidiana. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura e de um tratamento menos agressivo ao corpo da mulher. Faça o autoexame e continue com os exames de rotina, como a mamografia. Vamos juntos combater o câncer de mama!