Morar em condomínio é, para muitos, sinônimo de segurança e conforto. No entanto, muitos vilões podem se esconder no condomínio, um desses temidos vilões é a infiltração em apartamento. Esse problema é capaz de incomodar mais que barulho de festa e mais que salto alto no andar de cima.
Diagnosticar esse problema pode ser difícil, por esse motivo recomenda-se a contratação de um profissional qualificado para identificar o foco da infiltração. Assim que o foco for identificado, é necessário identificar a causa para que sejam tomadas as devidas providências.
Uma pequena infiltração pode causar muita dor de cabeça e grandes prejuízos para o morador e para o condomínio.
O que pode causar infiltração em apartamento?
Como dito acima, pode ser difícil identificar a causa exata de uma infiltração, porém existe uma série de problemas que podem levar a infiltrações mais severas e facilmente identificáveis.
Entre as principais causas de infiltração em apartamento são problemas nas instalações hidráulicas, fissuras no revestimento, falhas na vedação de esquadrias e trincas nas fachadas.
Sinais que denunciam o problema
Se você suspeita de problemas com infiltração em apartamento procure por manchas escuras no teto e nas paredes, umidade e manchas persistentes na parede que se assemelham a óleo, pintura descascando e mofo.
Ao identificar esses sinais, procure imediatamente um profissional qualificado para identificar a origem do vazamento. A maioria dos condomínios contrata zeladores com conhecimentos necessários para fazer um laudo inicial.
Caso o zelador do seu prédio não possa ajudar, verifique com a administradora do condomínio ou com o síndico para a indicação de prestadores de serviços autorizados.
A infiltração vem do meu apartamento: e agora?
O primeiro passo para encontrar a solução correta é verificar se a infiltração ocorre em uma parede interna ou externa ao apartamento. Em seguida é preciso eliminar a possibilidade da umidade e mofo serem causados pela condensação, caso existam fissuras na parte externa do imóvel elas indicarão a existência de infiltração.
Acione o zelador ou a administradora para localizar o foco e elaborar um relatório do problema. Encaminhe um ofício para o síndico do seu condomínio informando o problema, caso a infiltração venha do apartamento vizinho, encaminhe o ofício também para o condômino responsável pelo imóvel.
Quem paga a conta?
• Se o problema se originou no seu imóvel, as despesas referentes ao conserto da infiltração em apartamento serão de sua responsabilidade;
• Caso a infiltração tenha origem no apartamento vizinho, este será o responsável pela solução e as despesas relacionadas a ela;
• Se o problema teve origem em uma área comum do condomínio, o síndico deverá ser acionado e o condomínio arcará com as despesas relacionadas;
• Caso o imóvel seja alugado, o inquilino deverá informar a imobiliária, que entrará em contato com o proprietário para que este solucione o problema de infiltração em apartamento – porém, o proprietário só será responsável por infiltrações de resultantes do desgaste natural da estrutura do imóvel;
• Se a infiltração for decorrente de uma reforma realizada pelo inquilino, ele será o responsável por solucionar o problema e arcará com os custos.
Esse tipo de situação pode ser evitada desde que sejam feitas manutenções periódicas na estrutura predial, assim como no interior de cada apartamento.
A troca de encanamentos antigos por outros mais modernos pode parecer um gasto, mas é essencial para que infiltrações mais severas ocorram.
Fonte: Condo Brasil