Pular para o conteúdo
Início » Blog » Estratégias para sobreviver ao frio

Estratégias para sobreviver ao frio

O inverno chegou e o frio já tomou conta de várias capitais brasileiras. Para se ter uma ideia, na última quinta-feira (14), em Morro das Torres, localizado na cidade de Urupema (Santa Catarina), a mínima chegou a -2,7°C com sensação térmica de -12°C por causa dos ventos. E o brasileiro não terá escolha a não ser encarar, afinal, a forte massa de ar frio de origem polar seguirá pelo fim de semana. Confira abaixo algumas táticas para deixar seus próximos dias mais quentinhos.

Aqueça-se

Parece óbvio, mas primeiramente seu corpo precisa te ajudar. Não adianta se encolher de frio, muito pelo contrário, você deve se movimentar para estimular a circulação sanguínea. Isso porque a temperatura mais baixa faz com que o sangue circule mais lentamente e, dessa forma, os pés e as mãos ficam gelados. Se possível, também faça exercícios físicos.

Barato, mas eficaz

Outra dica bacana para quem está sentindo frio até dentro de casa é usar bolsas de água quente. Elas são baratas e podem ser encontradas em qualquer farmácia. Basta aquecê-la no fogão ou micro-ondas e colocá-la na região do corpo que estiver mais gelada. Este pode ser um ótimo recurso para aquecer os pés na hora de dormir, por exemplo. De quebra, você elimina a necessidade de gastar energia com aquecedores.

Doce lar sem frio

Apesar de vivermos em um país tropical, o gosto pelo calor não é unanimidade. Mas, bom, se este é o seu caso e você está lendo este conteúdo é provável que até você esteja incomodado em passar frio dentro de casa. Infelizmente, isso é bastante comum. Pouquíssimas casas no Brasil, exatamente pela predominância do calor, estão preparadas para baixas temperaturas. Mas há truques também para sua casinha:

– Colocar tapetes no chão

– Cobrir camas e sofás com almofadas, mantas de lã e cobertores

– Usar cortinas blackouts para reduzir a entrada de vento pelas frestas

– Usar veda frestas nas janelas

– Abrir as cortinas pela manhã para a entrada de luz

– Feche todas as janelas e cortinas ao fim da tarde para não perder o calor acumulado

– Opte por cores escuras sempre que possível: elas retêm mais calor

Pratos quentes

Por fim, não podemos subestimar o poder de uma boa sopa quente ou caldo. Os chazinhos também são uma boa pedida, ainda mais na hora de dormir. Confira abaixo algumas receitas deliciosas e que ao mesmo tempo vão te aquecer.

Fonte: Ciclo Vivo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.