Início » Blog » Dicas para uma vistoria bem feita

Dicas para uma vistoria bem feita

  • por
dicas vistoria bem feita

Se você comprou um apartamento ou casa e está chegando a hora de receber as chaves, é importante que faça uma vistoria do imóvel. A vistoria é fundamental para que tenhamos a certeza de que o imóvel está nas condições que fora prometido.

Mas muitas dúvidas surgem sobre o que deve ser avaliado neste momento. Por isso, hoje em nosso BLOG, mostraremos a importância da vistoria de imóveis usados ou novos e quais os pontos que precisam ser checados para evitar dores de cabeça no futuro. Continue lendo e confira!

Qual a importância da vistoria de imóveis?

A vistoria é válida tanto para imóveis usados quanto para novos. Ela mostrará as condições do imóvel e permite que confirme se tudo está conforme o combinado no momento da compra.

Imóveis usados

A vistoria em imóveis usados pode ser um pouco mais delicada, já que estes imóveis podem apresentar problemas não aparentes. Acontece no caso de um sistema hidráulico ou elétrico muito antigo, infiltrações disfarçadas, rachaduras, vazamentos internos e outros.

É muito importante que esteja atento a todos os detalhes, evitando assim, possíveis falhas e frustação depois que estiver com as chaves do imóvel.

Imóveis novos

No caso dos imóveis novos, a vistoria tem o foco de analisar a qualidade construtiva, em especial, se existe algum defeito visível na construção. No caso de ter algo em desacordo, este ponto deve ser informado o quanto antes, para que os responsáveis possam fazer os devidos reparos.

Caso essa comunicação não seja feita no prazo determinado em contrato, você poderá perder a garantia, ou seja, poderá ter que assumir estas despesas.

A vistoria – Como deve ser realizada?

A vistoria precisa ser realizada, de preferência, durante o dia para que possa visualizar bem cada cômodo do imóvel e ter a possibilidade de detectar algum possível problema. Abra e feche todas as portas e janelas para ver se estão funcionando bem ou com algum vidro trincado ou arranhado.

Verifique a qualidade dos itens instalados no imóvel, tais como cerâmica, vaso sanitário, pia da cozinha, torneiras e cuba do banheiro. Teste as tomadas e leve uma lâmpada para poder testar todos os cômodos.

Faça uso de uma máquina fotográfica para registrar os defeitos que forem encontrados. Como tais defeitos, foram detectados durante a vistoria, a construtora terá até 30 dias para reparo.

Checklist para vistoria

Para auxiliar nesse processo, abaixo listaremos uma relação dos pontos mais importantes para que você não esqueça nada.

Pisos

  • Verifique se o piso está irregular;
  • Faça silêncio e veja se consegue identificar áreas ocas.

Parte hidráulica

  • Teste as torneiras para identificar algum vazamento;
  • Cheque os registros;
  • Teste a pressão da descarga;
  • Verifique se as torneiras estão fechando corretamente, sem ficar pingando;
  • Confira os ralos.

Parte elétrica

  • Importante que o imóvel esteja com energia elétrica no momento da vistoria para que possa efetuar os testes necessários;
  • Confira todas as tomadas, inclusive, testando com carregador;
  • Confira o quadro de luz e se tem identificação dos pontos.

Janelas e portas

  • Verifique se os vidros estão arranhados, trincados ou soltos;
  • Verifique a pintura das portas;
  • Teste as fechaduras.

Importância da imobiliária

Contar com a orientação profissional no momento da compra de um imóvel, facilitará muito o processo, desde o momento da escolha do imóvel, até a vistoria correta.

A imobiliária possui profissionais qualificados que podem auxiliar durante todo o processo com conhecimento e experiência.

Portanto, quando estiver no processo de compra de um imóvel, não deixe de se atentar a todos os pontos informados anteriormente. Desta forma, será uma negociação justa e sem necessitar de custos extras no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *