Condomínios oferecem muitos benefícios, mas também exigem a busca pelo bem-estar de todos.
Morar em condomínios traz muitas vantagens, como área de lazer, segurança, praticidade, mas pessoas que estão acostumadas a morar em casas, podem estranhar um pouco a vida com tantas regras e horários.
Porém não são motivos para se tornar um impedimento, pois basta apenas bom-senso e se atentar a alguns pontos para garantir a paz e a harmonia com todos os condôminos.
Hoje em nosso Blog daremos algumas dicas sobre como ter uma boa convivência em condomínios. Confira:
- Se informe e respeite as regras do condomínio
Sempre importante procurar conhecer as regras do condomínio, principalmente as que são relacionadas a dias e horários de mudança, barulhos e tudo mais.
- Procure participar das reuniões
Participe das reuniões, sempre que possível. São momentos que podem servir para tirar dúvidas, expor dificuldades, conhecer novas regras e assim evitar possíveis problemas no futuro.
- Se atente e respeite os horários de sono
Preste atenção com os barulhos que podem afetar outros moradores, principalmente pela manhã ou à noite. Todo mundo gosta e merece ter seu momento de sono respeitado. Evitar falar alto demais e não usar salto alto dentro do apartamento são alguns exemplos de ações que garantem o bem-estar de todos.
- Respeite o uso dos elevadores
Pequenas atitudes como evitar segurar a porta do elevador e obedecer às regras de uso de carga de descarga, evitam possíveis insatisfações.
- Se atente a limpeza dos espaços
Manter a limpeza de ambientes comuns como churrasqueiras, quadras, playground e piscinas é uma obrigação de todos. Siga sempre a regra: se sujar, limpe!
- Atenção com animais domésticos
Os animais são permitidos, mas sempre vale a pena tomar cuidado com a segurança de outros moradores, principalmente crianças e com a higiene do animal.
- Cuidado com itens jogados pelas janelas
É claro que é uma questão de limpeza, mas também de segurança. Objetos jogados podem atingir pessoas e causar acidentes.
- Se atente ao uso da vaga de garagem
Respeite os limites entres os carros. Além disso evite deixar carrinhos de supermercado e de bebê em vagas de outros moradores.
- Pense no outro
Se colocar no lugar do outro é uma excelente forma de evitar situações desagradáveis. Mas se algo acontecer, dialogue! Aceite críticas! Os diálogos são essenciais para a solução de mal-entendidos.
- Procure o síndico
Se estiver passando por alguma situação que entenda que não conseguirá resolver por si só, não deixe de envolver o síndico ou administradora. Ter um mediador ajudará na solução de algum impasse.
Gostou das nossas dicas? Em nosso Blog sempre postamos dicas sobre decoração e imóveis. Acesse nosso site e confira!