Início » Blog » Dicas para reduzir o calor da casa no verão

Dicas para reduzir o calor da casa no verão

  • por
Dicas para reduzir o calor da casa no verão

É fato que a cada ano que passa o verão vem mais forte, não é mesmo?

E com o desconforto devido as altas temperaturas, o jeito é buscar alternativas para reduzir o calor dentro de casa. Como, infelizmente, não podemos ter ar condicionado em todos os ambientes da casa, a solução é contar com alternativas simples, mas que oferecem um resultado satisfatório na climatização de cômodos. Continue lendo e confira nossas dicas!

  • Ventiladores posicionados estrategicamente

Nada melhor que um ventilador para ajudar a deixar o ambiente mais fresco, mas se não posicionados de forma estratégica, não vão dar o resultado esperado. Então, você precisa identificar os lugares em que o ventilador vai funcionar melhor.

Uma boa dica para otimizar os ventiladores, é colocar uma garrafa de água ou bacia em frente a ele. Desta forma, você condiciona o ar e terá um resultado melhor que imagina.

  • Crie entradas de correntes de ar

Uma forma de conseguir mais frescor na casa, sem ter que investir tanto em ar condicionado e ventilador, é promover correntes de ar. Como? Basta ter o hábito de deixar seus ambientes abertos, tanto janelas quanto portas.

E se esse processo for feito no finalzinho da tarde e início da noite, que é quando o ar circula de forma mais amena pelo ambiente, com temperaturas mais tranquilas, o resultado pode ser ainda melhor.

  • Instale um climatizador ou ar condicionardo

Caso o ventilador não esteja sendo suficiente para você, então escolha um ambiente estratégico de sua casa, onde tem a maior frequência de pessoas, e instale um bom climatizador ou ar condicionado.

Assim, você conseguirá mais conforto térmico, por serem capazes de refrigerar até ambientes grandes. A única desvantagem é que o consume de energia é maior e por isso, é importante pesquisar marcas que não consumam tanta energia. Uma opção é o climatizador, pois consome menos energia e pode oferecer um ambiente mais fresco.

  • Invista em plantas na decoração

Plantas também ajudam a reduzir a temperatura de um ambiente, pois ajudam a manter mais úmido. E como a decoração permite, nada melhor que trazer a natureza para dentro de casa.

  • Opte por lâmpadas de LED

Você sabia que a iluminação também interfere na climatização do ambiente? Isso mesmo!  E por isso, cada vez mais tem se investido em lâmpadas de LED. Também conhecidas como lâmpadas brancas, são mais vantajosas por esquentarem menos, consumirem menos energia gerando redução nos custos.

Outra vantagem é ter uma durabilidade maior e não ter a necessidade de trocar com frequência.

  • Atenção com a luz solar que entra no ambiente

Deixar o ambiente aberto é excelente para o ar circular, mas é verdade que o sol também pode entrar e aí não adianta muita coisa.

O ideal é que a entrada de luz solar seja bloqueada, principalmente nas janelas. Pode ser feito com persianas, cortinas ou película de vidro. Com isso, vai conseguir isolar o calor e ainda manter o ambiente mais fresco.

  • Opte por pisos mais frios

Uma outra dica para reduzir o calor é escolher pisos mais frios como o porcelanato. Eles conseguem manter os ambientes mais arejados por mais tempo.

Evite tapetes no verão, eles ajudam a acumular o calor. Ou, pelo menos, dê preferência para modelos de tecidos mais finos e claros.

Com dicas simples é possível diminuir o calor dentro de casa. Deixando os ambientes mais arejados, ventilados e iluminados corretamente, você sentirá a diferença no resultado final.

Leia também: Dicas para deixar sua casa linda para a ceia de Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *