Pular para o conteúdo
logo-sinai-aimobiliaria-rj
Início » Blog » Dicas para minimizar os barulhos de obras

Dicas para minimizar os barulhos de obras

  • por
Dicas para incomodar menos com barulho de obras

Já imaginou acordar com o som de uma furadeira na parede do apartamento ao lado? O barulho é no vizinho, mas parece que é dentro do seu quarto, não é mesmo?

Sempre que algum reparo ou reforma é feita, é importante se colocar no lugar do outro. Afinal, excesso de barulho faz mal para nossa saúde mensal e física.

Cuidados que precisam ser tomados

Nem todo prédio possui isolamento acústico, muito usado para reduzir a passagem do som.

Por isso, a importância de se buscar alternativas que minimizem o barulho de obras e outros impactos (poeira, entulho). São ações que visam garantir o bom convívio e relacionamento com a vizinhança, além do seu próprio bem-estar.

Reformas e obras são necessárias e pode ser difícil adiá-las. Porém, é sempre importante ter atenção e cuidado quando iniciar essa empreitada.

Um ponto importante é contratar pessoal adequado e ter muita diplomacia com a vizinhança. É bom que saibam do que se trata a obra e também, previsão de início, duração e término.

Se certifique que sua reforma ou obra esteja dentro das regras da ABNT, principalmente as que tratarem da estrutura do prédio e demandem laudo técnico de um arquiteto ou engenheiro. Essa norma existe para prevenir acidentes.

Já no caso dos pequenos reparos, como a pintura, não se enquadram nessas exigências da ABNT.

A recomendação é que sempre antes de iniciar uma obra, você se planeje e faça um cronograma com todos os profissionais envolvidos. Dessa forma, poderá se organizar melhor, além de economizar tempo e dinheiro. E ainda, controlar o barulho de sua obra.

Dicas para reduzir o barulho de obras

Seja em condomínios ou não, sempre encontraremos um ou mais apartamentos, casas, lojas ou galpões em reforma. Seja ela, na rede elétrica ou no encanamento ou em sua estrutura. É fato que essas reformas causam barulho e sujeira.

Por isso, veja o que fazer para minimizar o transtorno:

  • Contrate um profissional para projetar sua obra, com o objetivo de preservar a estrutura do prédio;
  • Análise da planta do imóvel: pesquise e se certifique de onde existem vigas, dutos de eletricidade, colunas e tubulações de água, evitando assim, que sejam danificados;
  • Tampe os talos, feche os registros e vede portas;
  • Só faça obra e reparos em horário comercial para evitar problemas com o condomínio ou vizinhos;
  • Informe sobre sua obra ao síndico e apresente laudo-técnico no caso de reformas de grande porte;
  • Se informe sobre horários de limpeza, pois as áreas comuns podem ser afetadas pela sua reforma;
  • Impermeabilização correta da obra: com isso, evite manchas, infiltração de água, bolores e outros problemas para seu apartamento e outras unidades. Com a impermeabilização você consegue selar, vedar ou colmatar materiais porosos e suas falhas possíveis.
  • Se certifique que todo o maquinário esteja regulado, evitando forçar o motor e também, economizando com reposição de peças;
  • Se certifique que as serras de máquinas estejam bem presas;
  • Se possível, procure já contar com material cortado. Assim, evita uso de serras e desperdício de materiais.

Nem toda reforma precisa ser sinônimo de problemas e dores de cabeça. Com um bom planejamento e devidos cuidados, é possível passar muito bem por essa experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.