Pular para o conteúdo
logo-sinai-aimobiliaria-rj
Início » Blog » Dicas para implantar coleta seletiva em condomínios

Dicas para implantar coleta seletiva em condomínios

  • por
Dicas para implantar coleta seletiva em condomínios

Implantar medidas sustentáveis no condomínio pode gerar economia significativa de recursos, além de também ser considerado exemplo de solução que proporciona uma gestão mais eficiente. Implementar uma coleta seletiva no condomínio é uma das alternativas usadas por prédios sustentáveis para obter redução de custos. Além disso, tem outras medidas que podem ser implantadas na rotina do prédio que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Mas mesmo trazendo benefícios a médio e longo prazo, essa medida exige esforço e dedicação do síndico, pois precisa conscientizar todos os funcionários e moradores sobre a real importância da separação de resíduos para que a coleta seletiva seja implantada no condomínio. Devido a grande quantidade de lixo gerado por condomínios residenciais, esse assunto ganhou mais atenção.

Quando existe a implantação da coleta seletiva, é necessário que os apartamentos façam, previamente, a separação dos resíduos que podem ser reciclados, tais como: papéis, vidros, plásticos e metais. A coleta seletiva já está presente em diversos prédios, mas ainda temos muitos que devido algumas dificuldades, não conseguiram iniciar a medida.

Continue lendo e artigo e confira o passo a passo para implantação da coleta seletiva em condomínios!

Dicas para implantação da coleta seletiva em condomínios

Conscientização de moradores

Conscientizar moradores e funcionários sobre o quanto é importante o descarte correto de resíduos sólidos, é o primeiro passo dessa implantação.  Para isso, o síndico precisa informar os benefícios através de uma campanha efetiva de comunicação. Além disso, precisa também orientar a forma correta de separação e os motivos da necessidade de contribuição de todos. Os resultados só podem ser atingidos com a união e participação de todos.

Ter um espaço adequado e reservado para armazenamento

Esse é um ponto muito importante. O ideal é que o local escolhido para armazenamento esteja sempre fechado e muito limpo para evitar entrada de animais e mau cheiro. È fundamental também definir o fluxo de descarte pelos moradores.

Treinamento dos funcionários

É fundamental que seja dado treinamento a todos os funcionários de limpeza do condomínio. Informações de manuseio dos resíduos e necessidade do uso de equipamentos adequados são essenciais.

Com a implantação, o condomínio é obrigado a incluir em sua folha de pagamentos um adicional salarial por insalubridade e assim, assegurar todos os direitos de seus funcionários no caso de ferimento e ocorrências. Caso não seja feito, o condomínio pode sofrer ação judicial e arcar com custos altos.

Destinar corretamente os resíduos

Algumas cidades oferecem o serviço de coleta seletiva para atender prédios residenciais, possibilitando que a destinação seja feita corretamente. Ou também podemos encontrar Postos de Entrega Voluntária, local que o condomínio pode destinar seu resíduo reciclável.

Se a sua cidade não oferece nenhuma dessas opções, o condomínio pode fazer parceria com catadores autônimos ou contratar uma empresa especializada nesse serviço.

A questão é que o condomínio seguindo essas práticas adequadas, pode garantir que o projeto de coleta seletiva seja realmente um sucesso.

O seu condomínio tem coleta seletiva? Divida sua experiência conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.