Aprenda dicas para manter a casa aquecida no inverno sem gastar muito!
Desde o último dia 21 de junho uma nova estação teve início para a alegria de boa parte da população: o inverno!
Nem todas as regiões do país têm inverno com temperaturas muito baixas, no entanto, em diversas cidades o termômetro cai o suficiente para que as pessoas tirem casacos, botas e cobertores grossos do armário. Porém, existe um ponto que dificilmente passa despercebido durante esse período: o aumento da conta de energia elétrica.
Nosso artigo de hoje se concentra em dicas para que você aprenda como aquecer ambientes gastando pouco, entre elas o uso de aquecedor de ambiente caseiro ou aquecedor de argila, por exemplo.
Mantas, tecidos mais grossos e mantas como aliados
Colocar almofadas e mantas na cama e no sofá podem fazer toda a diferença quando se trata de aquecer um ambiente. Com a ajuda desses itens, o conforto não é somente físico, mas também visual. Colocando esses itens na sala ou no quarto, a sensação de calor aumenta e torna o ambiente mais aconchegante.
As almofadas podem ter capas de tecidos mais grossos, como linho e lã, deixe mantas no pé da cama e sob o sofá e poltronas. Acrescente também tapetes e carpetes.
A influência das cores
Não é novidade que as cores influenciam nosso estado de espirito. Elas podem nos deixar calmos, acelerados, podem aumentar a fome e também a sensação de calor. Exatamente por isso, durante o período mais frio do ano, prefira usar cores mais quentes e escuras, como marrom, vinho, vermelho, tons terrosos e etc.
Essas cores podem estar presentes desde as almofadas e mantas que citamos no item anterior até as paredes, caso você queira aproveitar a estação para mudar a cor da parede com tinta ou até papeis de parede.
Auxilio da iluminação
A iluminação de um local também aumentar a sensação de ambiente aconchegante. Troque as lâmpadas atuais por lâmpadas em tons de âmbar ou amarelo, elas deixam a atmosfera com mais sensação de calor.
Aposte na madeira
Além de ter um tom variado de marrom, cor dentro da paleta que sugerimos para usar no inverno, a madeira também é um isolante térmico natural. Ou seja, ela concentra calor sem precisar do auxílio da energia elétrica.
Caso não possa contar com uma reforma grande e incluir a madeira no piso, por exemplo, inclua em itens menores: vasos de plantas, objetos de decoração, porta-retratos, cadeiras decorativas e outros tipos de móveis.
Se lembra da dica dos tapetes e carpetes? Se não tiver um piso de madeira ou não puder reformar a casa para ter um, conte com o auxílio do tapete para evitar perda de calor pelo chão.
Aquecedores caseiros
Já que citamos o auxílio da energia elétrica para aquecer ambientes, saiba que já existem aquecedores de ambiente caseiro, que não gastam energia. Uma dessas opções é o aquecedor de argila, também chamado de egloo.
No formato de cumbucas, essa invenção precisa apenas de algumas velas para aquecer o ambiente. Após acesas por cerca de 5 minutos, o aquecedor de argila é capaz de manter um calor de 180° por aproximadamente 5 horas ininterruptas.
Considere mudar as cortinas
As cortinas são tecidos e tecidos esquentam, certo? Então elas podem ser ótimas aliadas contra o frio. Troque as cortinas leves e claras usadas durante as estações mais frescas por cortinas pesadas e até blackouts bem grossos.
As cortinas ajudam a compor o visual aconchegante, lembre-se de considerar a dica das cores ao escolher a cortina ideal para o inverno.
Vedar frestas pode ser útil
Conforme o tempo passa, é natural que as janelas e portas não tenham a mesma vedação de quando foram instaladas. Mesmo que você deixe o sol entrar bastante durante o dia, se as portas e janelas estiverem com muitas frestas, todo o calor armazenado será perdido durante a noite.
Nesse caso, ter cortinas não vai reter esse calor e é possível evitar essa perda sem gastar muito e sem precisar trocar janelas e portas: use fitas adesivas, fita isolante ou adquira veda frestas em lojas de construção.
Além de evitar perder o calor, as janelas não ficam tremendo e batendo, portanto, ajuda também para ter uma casa mais silenciosa.
O uso do forno deixa a casa mais quente
É uma solução óbvia e muito eficaz. Se você não é o responsável pelos almoços e jantares da casa, dê a dica para o responsável. O uso do forno aumenta o calor no ambiente, portanto dê preferência para pratos feitos no forno, como pães, bolos, carnes, lasanhas e etc.
Você pode pensar que isso leva a um gasto de gás e energia elétrica, o que não é muito diferente de ligar o aquecedor.
Mas leve em conta que, além de aquecer o ambiente, você também terá outro benefício: um jantar bem-servido e quente no final do dia.
Cuidar da casa durante o inverno é excelente, mas não esqueça dos cuidados com o corpo também. Lembre-se de estar sempre agasalhado e tome mais chás durante o dia para manter a temperatura do corpo agradável.
Fonte: Imóvel Web