A primeira coisa que vemos em um imóvel é a sua fachada. Quando ela está bem conservada e atrativa, já entramos em casa com um grande sorriso no rosto.
Para que seu lar tenha sempre aspecto de novo e limpo, preservar a pintura externa é primordial e requer cuidados. Dessa forma, você vai valorizar sua casa, podendo impressionar a vizinhança e até possíveis compradores.
Mas nada de usar a mesma tinta das paredes internas para as externas. Esses locais sofrem mais com a ação do tempo e do clima e precisam de tintas específicas, como essas que citamos abaixo.
Emborrachada
Essa tinta é a mais indicada para áreas externas. Seu acabamento é fosco e pode até cobrir trincas e pequenas fissuras. Esse tipo oferece uma película elástica, que acompanha o movimento das paredes, além de ser super-resistente à chuva e ao sol, prevenir o mofo, o descascamento da parede e até o desbotamento da cor.
Acrílica
Esse tipo é similar à tinta látex por também ser solúvel em água. Ela é indicada para pintura de fachadas devido a sua impermeabilidade e tem três tipos diferentes de acabamento:
Fosco: tem menor resistência à limpeza e disfarça pequenas imperfeições da parede.
Semibrilho: é mais resistente à limpeza, porém destaca algumas imperfeições devido ao seu brilho.
Acetinada: com grande resistência à limpeza, dá um efeito mais sofisticado e elegante para pintura, porém também destaca imperfeições da superfície.
Tinta cal
A textura dessa tinta é mais grossa, por isso tampa todas as imperfeições e a parede não precisa estar uniforme para sua aplicação. Porém, a durabilidade dela é menor, apresentando manchas em menos tempo e precisando de retoques mais frequentes.
Também é importante ressaltar que, independente do tipo de cobertura, é preciso passar um selador antes de começar a pintar a fachada. O produto deixa a superfície uniforme, além de evitar manchas, reduzir o consumo da tinta e aumentar sua durabilidade.
Pronto para pintar as áreas externas da sua casa?
Fonte: Blog Casa Show