Será que vale a pena financiar imóvel?

20.ago, 2021 |
  • Dicas,
  • Sem categoria,
| Nenhum Comentário
Será que vale a pena financiar imóvel

O sonho da casa própria é comum para a grande maioria dos brasileiros. Trata-se de uma conquista muito planejada e desejada por todos. Mas o grande desafio é reunir todo o recurso necessário para adquirir tal bem. Por ser um bem particular de alto valor financeiro, conseguir juntar o valor para comprar o imóvel à vista ou mesmo o valor da entrada do financiamento, pode levar alguns anos, e assim, interferir em alguns sonhos como casar, morar sozinho, ter filhos ou mesmo fazer um investimento.

Ter uma casa própria ainda é sinônimo de segurança para muitas pessoas. Por esse motivo, o financiamento é uma opção viável, pois talvez seja a única forma de conseguir viabilizar a tão sonhada conquista da casa própria.

O Brasil vive um cenário onde as taxas de juros estão mais baixas e aumento de demanda de investimento e compra de imóveis. Existe procura e oferta de imóveis e condições favoráveis ao financiamento.

O mais importante antes de tomar uma decisão tão importante quanto essa, é ter um planejamento financeiro. A primeira decisão é definir o quanto se poderá disponibilizar de entrada, e assim, definir qual será o valor necessário para financiamento. É certo que investindo mais no valor da entrada, te proporcionará mais conforto no pagamento das parcelas do financiamento.

Com planejamento será possível definir o valor da parcela mensal que fará parte do orçamento familiar, pois, não podemos esquecer que estamos falando de um compromisso de longos anos da sua vida, 20 a 30 anos. É sempre válido, estudar uma estratégia de amortizações periódicas com algum recurso próprio, se houver, utilizar reservas do FGTS e assim, quitar o saldo devedor o mais breve possível.

Não podemos esquecer que toda compra de imóvel, tem outros custos envolvidos que podem encarecer o custo do financiamento. E nunca deixe de observar o índice de correção do contrato de financiamento!

O financiamento imobiliário é sim uma das principais formas de se adquirir um imóvel. Mesmo passando longos anos pagando um bem, o importante é entender que esse imóvel é a realização do seu sonho. Mas é válido destacar, que se houver a possibilidade do pagamento ser à vista, é sempre provável se conseguir um desconto importante na operação.

Como falamos anteriormente, planejar é o ponto mais importante. Dessa forma, você poderá avaliar se vale a pena se descapitalizar ou mesmo manter a reserva. Só você pode entender realmente qual a melhor solução.

Dica valiosa: lembre-se que ao adquirir um imóvel, outros gastos podem existir como decoração, mobília e possíveis obras. Então, faça seu planejamento e conquiste seu tão sonhado imóvel com muita tranquilidade e consciência financeira.

0
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA