Como usar seu FGTS para comprar um imóvel?

27.mar, 2021 |
  • Dicas,
  • Sem categoria,
| Nenhum Comentário
Dicas de como usar o FGTS na compra de um imóvel

Saiba como usar seu saldo do FGTS para comprar seu imóvel!

Muitos de nós temos como plano de vida a compra da casa própria, não é mesmo? Afinal de contas trata-se de uma grande conquista e que traz garantia e mais tranquilidade para uma família, já que não existirá mais a necessidade de pagar aluguel.

Um detalhe importante para essa aquisição é como será a forma de pagamento, pois sabemos que devido o dia a dia, conseguir guardar dinheiro fica bem difícil e encontrar um financiamento viável também não é tarefa fácil.

Felizmente, existe uma opção que pode ajudar e muito na realização desse sonho: utilizar os recursos do seu FGTS! Fazer uso do FGTS com a finalidade de comprar sua tão sonhada casa própria é uma excelente opção.

Mas o que é o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)?

Esse fundo é formado por valores creditados por empregadores na Caixa Econômica Federal. Esse montante é depositado mensalmente e equivale a 8% dos vencimentos em folha. Instituído por lei em 1966 tem como principal função proteger o profissional no caso de uma demissão por parte do empregador. Ou seja, para que não fique desprotegido, quando o empregado é demitido, ele tem o direito de sacar esse saldo de sua conta do FGTS.

Durante o tempo que esse valor fica depositado, é utilizado pelo Governo em financiamentos de diversas áreas como habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana.

A Lei prevê que o FGTS pode ser sacado no caso de demissão, mas também para a compra de um imóvel, ou um terreno, para construir um imóvel, em momentos de calamidade na região, em casos de doenças graves e depois do período de 3 anos sem trabalhar com carteira assinada.

Quando podemos usar nosso saldo de FGTS?

O seu saldo do FGTS pode ser usado em algumas situações:

  • Para compra da casa própria ou construção – Para pessoas que desejam comprar ou construir a casa própria, o FGTS pode ser usado como entrada do financiamento, sendo assim parte do pagamento ou mesmo o valor total.
  • Liquidação ou amortização do saldo devedor – Seu saldo pode ser utilizado para quitar parcialmente ou totalmente a dívida do imóvel, desde que, o financiamento tenha sido assinado no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
  • Utilizado para pagar parte das prestações – pode reduzir em até 80% o valor de suas prestações em 12 meses consecutivos, desde que, o financiamento tenha sido assinado no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

 

Os requisitos para utilização do FGTS

Existem algumas regras para a utilização do FGTS para a compra de um imóvel. Confira abaixo as principais:

  • O comprador precisa ter 3 anos de trabalho, no mínimo, somando os períodos trabalhados na mesma empresa ou não;
  • O comprador não pode ter nenhum financiamento ativo no SFH;
  • Não pode ser proprietário, promitente comprador, possuidor, usufrutuário de um imóvel urbano ou parte dele na cidade que trabalha ou vive, até mesmo nos municípios limítrofes, independente de estar concluído ou em construção.
  • No caso de ser usado para quitar saldo devedor ou mesmo amortizar parcelas, esse financiamento precisa estar com seus pagamentos em dia;
  • O comprador precisa ser o titular do imóvel, ou seja, não é permitido fazer uso de FGTS para compra ou quitar imóvel de um parente ou amigo.
  • Além de regras para o comprador, o imóvel também precisa estar em conformidade com as exigências para que possa estar habilitado ao uso do FGTS.

 

Documentação necessária

Se você se enquadra em todos os critérios exigidos pela CEF, listamos abaixo a relação de documentos necessárias para a liberação do seu FGTS:

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • RG (Carteira de Identidade);
  • Certidão de nascimento ou estado civil;
  • CTPS (Carteira de Trabalho);
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de matrícula e também uma cópia do IPTU do imóvel de interesse.

 

Vantagens da utilização do FGTS na compra de um imóvel

A utilização desse valor para compra de um imóvel além de auxiliar na redução dos valores, pode gerar redução de juros, pois com essa garantia a imobiliária já terá ciência desse valor a receber e conseguirá negociar uma menor taxa de juros.

Outra vantagem muito importante é que no caso do comprador não ter dinheiro de entrada, pode fazer uso do FGTS para esse propósito ficando mais fácil organizar seu orçamento para as próximas parcelas.

Agora que já entendeu um pouco mais sobre o FGTS, estude a melhor opção para o seu caso e realize o seu grande sonho!

Sempre damos dicas para te ajudar nessa sua etapa de vida. Acesse nosso BLOG e aproveite!

Quer falar com algum corretor? Acesse nosso site www.imobiliariasinai.com.br ou pelo nosso telefone (21) 3137-9000. Teremos o maior prazer em ajudá-lo a encontrar o imóvel que procura!

0
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA