Morar de aluguel ou financiar um imóvel?

23.fev, 2021 |
  • Dicas,
  • Sem categoria,
| Nenhum Comentário
Morar de aluguel ou financiar um imóvel

Veja dicas que ajudarão a analisar o que vale mais a pena para você!

Vai iniciar uma nova fase da vida e está procurando uma casa ou apartamento para morar? Excelente! A grande maioria dos brasileiros tem o sonho da casa própria e isso precisa ser respeitado.

O Brasil é um país onde enfrentamos muitas dificuldades e conseguir uma casa própria é realmente uma grande conquista. A questão é a dúvida que surge nesse momento: qual a melhor ação a ser tomada?

A decisão de alugar ou financiar um imóvel apenas precisa de alguns cuidados. E para tomar a melhor decisão para você, é importante levar em consideração alguns pontos como:

  • Como é sua organização financeira?
  • Você pesquisou sobre todas as possibilidades para entender seus prós e contras?
  • Qual o seu plano de vida?
  • Como está sua carreira?

Muitos são os pontos que podem influenciar diretamente nessa decisão.

Aluguel

Ouvimos muito a frase “alugar é jogar dinheiro fora”, não é mesmo? Mas não é uma regra. Em algumas situações a opção por alugar será mais viável como: mudança temporária; você não possuir o valor da entrada necessário para o financiamento; projetos futuros que podem interferir no local que você mora e outros.

Mesmo que você tenha o dinheiro para a compra do imóvel, pode optar por investir e pagar o aluguel com parte do rendimento.

Um ponto muito favorável do aluguel é a manutenção do imóvel. Toda reforma é custeada pelo proprietário.

Compra

Para se optar por comprar através de um financiamento, é importante muito comprometimento. É necessário que todas as questões sejam bem avaliadas e tudo seja feito com muito planejamento.

Não é uma regra, mas o ideal para quem quer financiar um imóvel é ter uma carreira e vida financeira estruturadas e consequentemente uma fonte de renda estável.

Muitas são as vantagens da compra de um imóvel. Ter total autonomia para fazer as mudanças que quiser no imóvel e a possibilidade de lucrar no futuro com uma possível venda do mesmo, são algumas delas.

Sempre importante lembrar que o investimento é alto e você estará preso a essa dívida por um longo tempo. Por isso a organização financeira é tão importante nesse processo.

Mas então, qual é a melhor opção?

Sempre falamos que para essa pergunta, a resposta é subjetiva. Sua decisão vai depender de alguns fatores e principalmente da sua situação financeira no momento.

As duas situações são bem diferentes, mas ambas vão exigir comprometimento, organização e planejamento. Essa é a chave para sua escolha.

Pesquise, faça cálculos com apoio de um especialista e se planeje muito bem. E então, converse com amigos e familiares, tome sua decisão com cautela e seja feliz.

0
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA