Dicas importantes na hora da compra ou aluguel de um imóvel para fins comerciais

20.jan, 2021 |
  • Dicas,
  • Sem categoria,
| Nenhum Comentário
comprar ou alugar imovel comercial

Muitos profissionais, a partir de um certo momento, identificam a necessidade de investir mais em seus negócios. Um desses pontos é montar seu próprio espaço de trabalho, mas para isso é muito importante que se atente à alguns pontos importantes antes de tomar tal decisão. Isso porque essa decisão interfere diretamente no tempo gasto com gestão do negócio, administração do local e custo.

Antes de tomar alguma decisão é importante avaliar a estabilidade do negócio e fazer uma projeção para o futuro. Em alguns negócios optar pela compra será uma opção mais segura e um investimento, por não ter a necessidade de arcar com aluguel mensalmente, mas em contrapartida, em outros negócios, a melhor opção seja optar pelo aluguel por não precisar disponibilizar um valor mais alto inicialmente.

Como sabemos que essa não é uma decisão fácil, separamos alguns pontos importantes para te auxiliar nesse processo.

Conhecendo as finanças

Antes de decidir em comprar ou alugar, é importante analisar com calma seu orçamento. Sempre bom reforçar que precisamos separar nossas finanças pessoas das finanças comerciais. Sua decisão precisa ser baseada em suas perspectivas.

Quando falamos em finanças da empresa, é muito importante analisar se o seu retorno financeiro será suficiente para comprar um imóvel, manter reservas para proteção em possíveis crises e ainda ter como fazer novos investimentos interessantes. Caso isso não seja possível, o melhor seria pensar em alugar um imóvel, pelo menos inicialmente.

Nesse momento é preciso pensar em todos os prós e contras e colocar em uma balança.

Decisão pelo aluguel

Essa é uma excelente opção para profissionais que por estarem em início de carreira, não possuem uma clientela fixa e fica mais difícil determinar se o perfil de clientes daquela região é o seu perfil ou não.

Além disso, você tem mais flexibilidade com o aluguel, pois, se no futuro seu negócio crescer e necessitar de mais espaço, pode facilmente mudar para um imóvel do tamanho que necessita. O aluguel tem a vantagem de não comprometer seu capital de giro e automaticamente futuros investimentos na empresa.

Vantagens Desvantagens
Responsabilidade pelos custos com impostos, manutenção, documentação, por conta do locatário; Pouca autonomia para adaptações e reformas;
Maior facilidade para encerramento do contrato, caso deseje mudar de local Reajuste do aluguel anualmente;
Se constar em contrato a possibilidade de sublocação, pode dividir o aluguel com outros profissionais. Pode ter o risco do locador pedir o imóvel ao fim do contrato e nesse caso você ser obrigado a deixar o local em um curto prazo.

Decisão pela compra

A compra de um imóvel é uma excelente alternativa para profissionais estabilizados no mercado e mais experientes. Ao se tornar dono do local, você tem a possibilidade de usá-lo da forma mais adequada para você. Você pode reformar, adaptar, expandir sem precisar de autorização do locador no caso do aluguel.

Vantagens Desvantagens
Você tem a possibilidade de alugar ou vender o imóvel, caso tenha interesse um dia, pois o mesmo se torna um ativo da empresa; O valor de um imóvel pode comprometer seu orçamento e dependendo dos valores envolvidos e sua situação financeira, os gastos podem ser maiores que o valor de um aluguel;
A possibilidade de valorização do imóvel a longo prazo. Risco para os profissionais em início de carreira, devido investimento  alto.

Essa decisão de comprar ou alugar não é fácil, por isso é importante que se faça uma pesquisa ampla, sem pressa, analisando todas as considerações e com isso fazer um planejamento adequado.

Se atente a esses detalhes, se planeje e só assim tome sua decisão!

 

0
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA