Ganhando espaço: como otimizar a área do banheiro

29.out, 2020 |
  • Dicas,
| Nenhum Comentário

Não é porque o banheiro é pequeno que a estética e a funcionalidade precisam ser deixadas de lado. Ao contrário, é possível otimizar o ambiente com muito charme

O banheiro é um dos espaços da casa que ganham mais atenção durante uma reforma ou na escolha de um novo lar. Mas o que fazer quando não há espaço para colocar em prática todos os planos de decoração? A dica do designer de interiores Rogério Castro, do Studio Davini Castro, é investir em uma boa iluminação, utilizar espelhos, de preferência grandes, revestimentos neutros, sem muitas estampas ou texturas grandes, além de cores claras. A combinação desses elementos deixa o ambiente com sensação de amplitude e pode trazer sensação de conforto e acolhimento.

Para otimizar o banheiro, é preciso atentar a todos os detalhes, inclusive no revestimento. “O porcelanato, com as inúmeras opções de acabamento e formatos, tem fácil manutenção, é acessíveis e traz beleza e sofisticação. A cerâmica é uma boa alternativa para quem quer economizar ainda mais. O ladrilho hidráulico é perfeito para decorações diferenciadas, coloridas e descoladas. Já o mármores e o granito são nobres, elegantes, porém, caros. As vantagens é que são resistentes e têm ótima durabilidade”, detalha Rogério.

Armários e prateleiras

Existem diversas formas de aproveitar cada cantinho. Uma sugestão é fazer um armário estreito (12cm de profundidade) na parede acima da pia para perfumes e cremes e revestir as portas com espelho.

As paredes sobre o vaso sanitário podem servir para a aplicação de nichos e prateleiras pouco profundas. Os armários que ficam em cima da bancada da pia, aqueles em que são guardados cremes e perfumes, podem ter suas portas revestidas com espelhos, fazendo um tipo de camuflagem.

Em banheiros pequenos, é necessário, se possível, ter gaveteiros embaixo da pia para guardar secador, pentes e escovas de cabelo. E, por último, cuidado com as toalhas de banho, evite espalhá-las pelo ambiente ou colocá-las sobre a porta do box. Toalheiros duplos, ganchos coloridos, ou mesmo uma pequena prateleira metálica dentro do box, organizam, dão charme e otimizam o espaço.

Iluminação

A arquiteta Carina Dal Fabbro, do escritório Carina Dal Fabbro Arquitetura, explica que a iluminação é importante para que o ambiente pareça mais espaçoso. Na base da pia, por exemplo, pode contribuir para tarefas do dia a dia, como fazer maquiagem e arrumar a barba. “Se possível, aumente a iluminação na área de banho (dentro do box) e na da pia”, recomenda.

Dá, também, para criar opções de iluminação além da luz geral no teto, como conta Rogério Castro: “Gostamos de projetar sanca (rebaixo no gesso) iluminada na área do box, luz indireta ao redor do espelho ou, se o espaço permitir, arandelas de parede”.

Espelhos

O tamanho e o formato dos espelhos são elementos fundamentais para dar sensação de profundidade ao banheiro. Os maiores, retangulares, instalados a pelo menos um metro do piso e alinhados pelo centro em relação à cuba, são eficientes e ampliam o espaço. Carina conta que o ideal é que o espelho do banheiro dê uma visão ampla dos ombros e da cabeça.

Dica do Rogério: se o banheiro é básico e você quer dar um up na decoração gastando pouco, use espelhos em formatos fora do padrão, como os ovais, hexagonais, sobrepostos, etc. O importante é que a peça seja o destaque, trazendo identidade para a decoração do seu banheiro.

Cores

Ambientes com tons claros e de cor única dão a percepção de um ambiente maior. As cores claras refletem melhor a luz do ambiente e a iluminação natural, criando a sensação de amplitude do espaço. Se quiser pintar as paredes, opte por cores frias. O branco é indicado para uso diário nas louças, como o vaso sanitário. A dica de Carina para fugir do óbvio é aplicar marrom, cinza ou preto no lavabo.

Para Rogério, os acabamentos em tons escuros, trazem modernidade, elegância e criam uma atmosfera descolada. As opções metálicas, como dourado, rosé e cobre, estão em alta e dão ar de requinte e sofisticação. Sem contar a variedade de cores e acabamentos na escolha da cuba, que, mesmo com as demais louças brancas, pode ser um elemento de destaque e transformar completamente o visual do ambiente.

Fonte: Correio Braziliense

0
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA