Curiosidade sobre os bairros do Rio de Janeiro

17.mar, 2020 |
  • Dicas,
| Nenhum Comentário

No início de março comemoramos o aniversário de 455 anos da cidade do Rio de Janeiro. Sinônimo de sol, praias e carnaval, a cidade maravilhosa possui diversas histórias muito interessantes por trás de toda essa beleza. No artigo de hoje, vamos conhecer algumas curiosidades dos bairros do Rio. 

 

O nome da maioria dos bairros da cidade surgiu devido a influências históricas e as primeiras ocupações das regiões. Confira os bairros que separamos para você conhecer mais: 

 

Engenho Novo: tem origem no Engenho Novo dos Jesuítas, construído em 1707. 

 

Santa Teresa: o bairro recebeu esse nome devido ao Convento de Santa Teresa, criado em 1750 pelo governador Gomes Freire de Andrade para abrigar religiosas.

 

Catumbi: o bairro se formou às margens do Rio Catumbi, que significa “água do mato escuro” ou “rio sombreado”.

 

Leme: ganhou esse nome por causa da Pedra do Leme, que é contornada pelas praias da Urca e Botafogo e cujo formato, visto de cima, se assemelha ao do leme de um navio. Conheça um pouco mais da origem dos nomes dos bairros do Rio aqui.

 

Catete: significa, em tupi, “mato fechado”, e correspondia a um braço do Rio Carioca que contornava o outeiro da Glória e desembocava no mar.

 

Humaitá: seu nome provém da batalha do Humaitá, travada na Guerra do Paraguai. Os índios chamavam a região de Itaóca, devido à gruta que existia naquela área.

 

Gávea: devido à vista privilegiada da Pedra da Gávea (embora esta se localize em São Conrado, outro bairro), que por sua vez foi assim batizada por ter em seu topo uma formação rochosa semelhante à gávea dos navios.

Fontes de pesquisa: G1, Catraca Livre

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA