Você entende o valor do aluguel de imóveis?

4.jun, 2019 |
  • Dicas,
| Nenhum Comentário

Você já se perguntou o porquê de determinado imóvel ter um preço enquanto outro, parecido, ser mais caro? Existem alguns variáveis que explicam os valores, seja por cidade, bairro, benfeitorias oferecidas e etc. Outros, no entanto, permanecem um grande mistério, provavelmente por especulação ou valor sentimental agregados.

Mas observando alguns detalhes, você pode entender se o preço que o dono está te pedindo é justo, razoável ou um chute no espaço. Dá uma olhada nestas dicas, sendo que a principal delas é procurar imóveis em um site respeitável, exclusivo do setor. Nada de procurar aplicativos sem nenhuma garantia.

Existem aspectos que, logo de cara, já servem de parâmetro para uma compra ou aluguel. Tempo de construção do imóvel, desgaste da estrutura, o tamanho total do terreno, bem como a área construída. O bairro e a vizinhança também ajudam a valorizar ou não a construção.

Custo Unitário Básico (CUB) é calculado periodicamente pelo Sindicato da Construção Civil de cada estado. O mercado regula o preço de cada localidade, o que faz uma casa custar x em um bairro e 3x em outro, mesmo com tamanhos parecidos.

Para efeito jurídico – pagamento de custas, herança, separações judiciais etc. – o cálculo deve ser feito por um perito com credenciais oficiais para este fim. Nada de improvisar ou poderá ser necessário refazer tudo outra vez. Para compra e venda simples, isto não é necessário.

Alguns fatores subjetivos também podem contar pro comprador, como o lado em que o sol nasce e se põe valoriza um imóvel, bem como se o apartamento for mais alto ou baixo. Os de andar superior costumam ter um valor de revenda maior pela oferta e procura no mercado.

Você sabia que o valor do aluguel deve ser de, mais ou menos, o equivalente a 0,5 ou 0,6 do custo real do imóvel? É um cálculo meio esquisito de se fazer, mas seria este o valor justo a ser cobrado. Sem as taxas adicionais como condomínio, taxas extras, etc.

Quando for alugar, leve em conta outras ofertas similares de equipamentos parecidos, para tentar fazer uma média do que eles podem cobrar e do que você deseja pagar. Se um apartamento no mesmo prédio estiver sendo alugado por um preço muito diferente do que pedem pelo seu, desconfie.

Fonte: Jornal Dia Dia

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA