Álisso
O álisso é uma pequena flor que pode encher seu jardim com seu perfume de mel. Se apresenta nas cores branca, rosa, alaranjada ou roxa, e pode ser plantado com outras espécies ou sozinho.
Madressilva
A madressilva tem perfume bastante doce e pequenas flores brancas ou amarelas. Pode ser usada para cobrir pérgolas, cercas, treliças e muros.
Rosa
O perfume da rosa já é bastante conhecido. Disponível em várias cores e tamanhos, a roseira pode ser plantada em vasos sozinha ou em grupo, compondo um cenário colorido e cheiroso no jardim.
Cravos
O perfume do cravo também não é novidade para a maioria. Sua flor pode ser branca, rosa, vermelha ou amarela, sempre com a borda recortada. Com tantas variedades, garante ainda mais charme quando plantado em conjunto no jardim.
Lavanda
O cheiro da lavanda, ou alfazema, está muito presente em vários produtos do dia a dia. As flores são azuis ou roxas, e ficam ainda mais bonitas quando plantadas em pequenas cercas-vivas, jardineiras ou arbustos isolados.
Gardênias
Essas flores tem perfume forte e doce, e coloração branca. Após o amadurecimento, elas apresentam tons amarelados. Podem ser cultivadas sozinhas, próximo à portas e janelas, onde se possa sentir seu cheiro.
Jasmim-dos-açores
É uma trepadeira com flores brancas e muito perfumadas. Bastante utilizada para revestir grades, treliças e pérgolas.
Manacá-de-cheiro
Como o próprio nome diz, é um arbusto nativo com muito perfume. As flores nascem azul-arroxeadas e aos poucos acabam se tornando brancas. Por conta disso, com o passar do tempo, a planta fica colorida com tons diferentes.
Jasmim-da-noite
O perfume dessa planta exala principalmente a noite, como lembra o nome. Ela tem caule ereto que se torna pendente nas pontas, onde surgem as pequenas flores brancas. Normalmente plantada sozinha, é uma ótima aquisição para qualquer jardim que precise de um perfume intenso.
Fonte: Revista Casa e Jardim