Corpo diretivo: o que é e como ele ajuda o síndico?

18.mar, 2019 |
  • Sem categoria,
| Nenhum Comentário

O trabalho de um síndico de condomínio não é fácil. É ele o responsável pelo condomínio e cabe a ele resolver vários problemas. Mas, o síndico pode ter uma ajuda muito importante: o corpo diretivo.

Os problemas do condomínio são diversos, mas os mais recorrentes são: conflitos entre moradores, problemas estruturais do prédio, não cumprimento de regras, controle de vagas de garagens e outras questões relacionadas à gestão do condomínio. Por isso, o auxílio de um corpo diretivo de condomínio pode ser muito eficiente.

Cabe ao corpo diretivo auxiliar e fiscalizar o síndico em relação às leis previstas pelo Código Civil, pela convenção do condomínio e pelo seu regimento interno. Além de garantir um bom planejamento financeiro para o condomínio.

O que é um corpo diretivo?

O corpo diretivo de um condomínio é um conjunto de condôminos que possuem cargos e funções dentro da gestão do condomínio. É composto pelo próprio síndico, subsíndico, conselheiros fiscais e zelador.

Mas, essa composição pode variar de um condomínio para outro. Depende do que é definido em assembleia pelos condôminos.

 

Síndico

 

O síndico é aquele que exerce a administração geral do condomínio, ou seja, deve garantir que o Código Civil, a Convenção do Condomínio e o Regimento Interno sejam cumpridos. É o responsável legal pelo condomínio.

 

Subsíndico

 

O cargo de subsíndico não é obrigatório por lei, mas é muito importante. O subsíndico é eleito em assembleia, assim como o síndico, e deve substituí-lo em suas ausência. Mas, caso aconteça algum imprevisto, o subsíndico deve convocar uma nova assembleia em que ambos os casos serão novamente definidos. De maneira resumida, o subsíndico não assume o lugar do síndico permanentemente , apenas responde ao condomínio, e não ao síndico.

 

Conselheiros

 

O Conselho Fiscal é composto por três membros e exerce função de fiscalização das contas do condomínio. Se estiver previsto na Convenção, o condomínio pode ter também o Conselho Consultivo, que dá consultoria ao síndico e é composto por três membros. Tendo como obrigações: Conferir e analisar as contas do condomínio, emitir parecer das contas e apresentá-lo em assembleias, além de autorizar ou não o síndico a efetuar despesas não previstas no orçamento

 

Zelador  

 

É o responsável por zelar pelo andamento das atividades no condomínio. É o líder dos outros funcionários e, por , isso precisa ter noções de gerenciamento de pessoas. Cabe a ele fazer um checklist dos afazeres diários, semanais e mensais para garantir que tudo continue em ordem.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA