Fatores que mais contribuem para a valorização de um imóvel

9.fev, 2019 |
  • Sem categoria,
| Nenhum Comentário

Normalmente, quando as pessoas procuram por uma casa ou um apartamento, elas se preocupam primeiramente com localização e estruturas que atendam às suas necessidades, esquecendo de pensar nos fatores que contribuem (ou não) para a valorização de imóvel.

Comprar um imóvel é um grande investimento, pois o dono poderá aluga-lo e gerar renda extra, ou até mesmo vende-lo. Por isso, é importante ficar atento aos fatores que valorizam ou desvalorizam o preço do empreendimento a fim de encontrar o lugar ideal e investir seu dinheiro com tranquilidade.

Algumas pessoas acreditam que o principal fator para a valorização de imóvel é a relação entre oferta e procura, mas não é só isso. Aspectos como infraestrutura do bairro, acessibilidade, segurança, condições do imóvel, entre outros, são determinantes na hora de definir um preço de venda.

Para te ajudar a fazer um bom investimento, o CondoBrasil preparou um artigo especial detalhando os fatores que influenciam na valorização de imóvel e como eles poderão mexer com o seu bolso no futuro. Acompanhe!

Localização

Para muitos especialistas em mercado imobiliário a localização é um dos fatores mais importantes na hora de determinar o valor de um imóvel. Por exemplo, você com certeza já encontrou imóveis muito similares, com mesmo tamanho, estrutura e acabamento, mas com preços totalmente diferentes de acordo com a sua localidade.

Isso acontece porque as unidades de alto padrão se encontram nos bairros nobres e são as mais procuradas, enquanto as mais acessíveis ficam nos arredores da cidade. Imóveis localizados em frente ao mar, por exemplo, costumam ser menores e mais caros do que aqueles localizados na periferia.
&nbsp

Acessibilidade

Hoje em dia, com os problemas causados pelo trânsito caótico, ninguém mais quer perder horas parado dentro do carro. Nesse contexto, um empreendimento com uma boa acessibilidade garante mais conforto e qualidade de vida ao morador, tornando-se outro fator determinante na valorização de imóvel.

Por isso, é muito importante avaliar a região do imóvel, como a proximidade de hospitais, escolas, bancos, padarias e farmácias, a presença de áreas verdes ou de lazer, como praças e parques, além da facilidade de acesso a serviços públicos ou grandes rodovias.

Segurança

Com a violência e a alta taxa de criminalidade afligindo a população, principalmente nos grandes centros urbanos, as pessoas buscam cada vez mais por locais com mais segurança, principalmente aquelas que vivem com a família ou possuem filhos pequenos.

Um imóvel seguro, seja por estar localizado em uma região com baixo índice de furtos, assaltos, sequestros e demais crimes, seja por ter em sua estrutura aparatos de segurança, como câmeras de monitoramentos em pontos estratégicos, porteiro 24 horas, alarmes, entre outros, são os mais procurados do mercado.

Tecnologia

Imóveis que possuem itens tecnológicos, como portão eletrônico na garagem e na portaria, porteiro eletrônico ou contratado e interfone, facilitam a vida dos moradores no dia a dia e estão se tornando cada vez mais valorizados.

A maioria dos imóveis hoje em dia possui esses itens, bem como circuitos internos de televisão e instalações prontas para receber automação residencial, principalmente os mais novos com pouco tempo de construção, o que torna o valor desses empreendimentos maior do que o dos mais antigos, que não dispõem do mesmo conforto e tranquilidade.

Condições do imóvel

Propriedades novas são mais buscadas que as antigas e, obviamente, mais valorizadas. Isso se deve ao fato de o acabamento novo ser sinônimo de menos dores de cabeça com reformas ou eventuais problemas.

É importante analisar os materiais usados na construção e no acabamento do imóvel com relação à durabilidade e facilidade de manutenção, pois quanto mais durável e mais fácil de limpar for o acabamento, mais valorizado será o empreendimento. O que justifica a busca por locais com artigos de primeira linha, como mármore, cerâmica, porcelana e madeiras nobres.

Possibilidade de reformas

Encontrar um imóvel que seja exatamente do jeito que sonhamos é muito difícil. Por isso, é importante verificar se o empreendimento desejado apresenta ou não a possibilidade de reformas e alterações com o intuito de atender melhor às expectativas do potencial comprador.

Vale ressaltar que nem sempre as reformas desejadas são necessárias. Muitas vezes as alterações são de cunho pessoal, feitas de acordo com as necessidades do comprador e nem sempre são aquelas procuradas pelo mercado. Isso pode causar dificuldades de venda, fazendo o preço cair e desvalorizando o imóvel, por isso, todas as reformas devem ser analisadas e planejadas com atenção.

Vizinhança

Com a correria do dia a dia, as pessoas querem chegar em casa e ter tranquilidade para recuperar as energias de um dia cansativo. É preciso verificar se a vizinhança não é incômoda e barulhenta, pois isso pode espantar potenciais compradores.

No entanto, não devemos nos preocupar apenas com o perfil dos moradores da região, mas também com os tipos de construções ao redor. Os imóveis devem ser feitos com projetos e materiais de boa qualidade, como acontece em grandes condomínios residenciais.

Ter estabelecimentos 24 horas, escolas, universidades e outros centros comerciais por perto também contribui para ampliar as ações de segurança do bairro, tornando a região mais tranquila.

Outro ponto importante é a distância entre os imóveis. Se forem construídos muito próximos uns dos outros, a privacidade dos moradores diminuirá, tornando esses empreendimentos menos procurados, assim como casas cercadas por edifícios.

Espaço disponível

Imóveis mais amplos, com grande área construída, são mais caros que os menores e isso não é novidade. No entanto, é preciso levar em conta a distribuição dos cômodos, pois isso também influencia na valorização do empreendimento.

Um apartamento com sala enorme e quartos pequenos, por exemplo, pode ser menos atrativo do que aqueles que possuem quartos grandes e salas menores. Além disso, espaços como quintal ou varanda podem ser mais procurados por famílias com crianças, mas não tão interessantes para aqueles que buscam por mais praticidade.

Realizando uma boa pesquisa e uma avaliação cuidadosa sobre os fatores que contribuem para a valorização de imóvel, será possível encontrar o empreendimento dos seus sonhos e investir o seu dinheiro sem preocupação. Fique atento, pois a presença desses itens chama a atenção de potenciais compradores e torna a procura mais elevada.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog para saber muito mais sobre condomínios!

 

Fonte: Condo Brasil

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA