Como implantar coleta seletiva no condomínio

2.fev, 2019 |
  • Dicas,
| Nenhum Comentário

Tecnologia

Medidas sustentáveis podem gerar economia de recursos no condomínio, além de ser um exemplo que faz com que a gestão condominial seja mais eficiente. Criar a coleta seletiva no prédio é uma medida adotada por edifícios para redução de custos, além disso, outras medidas podem ser adotadas.

 

A coleta seletiva proporciona benefícios a médio e longo prazos, de acordo com o esforço do síndico de conscientizar condôminos e funcionários sobre como é importante a separação dos resíduos. Os condomínios residenciais são grandes geradores de lixo e, por esse motivo, passaram dar atenção especial à coleta seletiva. Confira a seguir o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios

Conscientização dos moradores

Umas das primeira medidas é fazer com que os moradores se conscientizem sobre a importância do descarte correto do lixo. Por isso, o síndico precisa destacar os principais benefícios, além de orientar como fazer a separação do lixo. Além de fazer com que se sintam motivados em contribuir com a coleta seletiva.

Reserve um espaço adequado para armazenamento dos resíduos

De acordo com a Associação Brasileira dos Condomínios (Abracond) a escolha do local de armazenamento é uma das principais questões a serem avaliadas pelos gestores na implantação da coleta seletiva no condomínio. O ideal é que o ambiente escolhido para acondicionamento adequado dos resíduos esteja sempre limpo e fechado para evitar o mau cheiro e a entrada de animais que possam contribuir para o surgimento de doenças. É importante definir também o fluxo de descarte pelos moradores, essa prática contribui para

Promova treinamento aos funcionários para correta manuseio dos materiais

Para os profissionais de limpeza do prédio deve ser oferecido um treinamento específico para manusearem os resíduos de maneira correta. É indispensável os uso de equipamentos adequados, como por exemplo, luvas e máscaras. Além disso, o  condomínio é obrigado a pagar um adicional salarial por insalubridade para garantir o direito dos funcionários em caso de possíveis acidentes.

Dê uma destinação correta aos resíduos coletados

Em algumas cidades é disponibilizado serviços de coleta seletiva que atende condomínios residenciais, fornecendo a destinação correta aos resíduos coletados. Em algumas cidades, também é possível entregar esse resíduo a Postos de Entrega Voluntária (PEVs), onde os condôminos podem ter certeza que o lixo irá para um lugar adequado.

Mas, se em sua cidade não tiver esses recursos, indicamos que o seu condomínio realize uma parceria com catadores de recicláveis ou crie um contrato com uma empresa especializada para destinação correta dos resíduos.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA