7 dicas para síndicos em início de carreira

14.nov, 2018 |
  • Sem categoria,
| Nenhum Comentário

Toda vez que alguém começa em um novo emprego surge um frio na barriga e uma certa ansiedade para dar início aos trabalhos. Porém, quando o cargo em questão é o de síndico, é possível dizer que o nervosismo aumenta. Em muitos condomínios encontrar pessoas para pleitear o cargo de síndico é difícil, justamente pela falta de interesse no cargo.

Se hoje você ocupa o cargo de síndico no seu condomínio, elaboramos uma lista essencial com 7 dicas para síndicos. Anote os pontos mais importantes e fique atento para não esquecer nenhuma dica.

Fique ciente de tudo

Ao se candidatar, informe-se sobre todos os aspectos do condomínio, faça um check list do que você já estudou e do que ainda falta verificar. Tome ciência da situação dos inadimplentes do condomínio, saiba se o prédio possui problemas estruturais que precisam de reforma.

Entenda tudo para conseguir prever suas futuras ações como possível síndico. Analise também a pasta com as prestações de conta da gestão anterior, observe as falhas e pontue formas de reduzir a taxa de condomínio.

Informação: sua maior aliada

Conheça a legislação aplicada ao condomínio, estude bem a convenção e o regimento interno. Saiba quais são os direitos e deveres do síndico, assim como as responsabilidades criminal e civil que dizem respeito ao cargo que você ocupa.

Existem informativos e boletins semanais que podem lhe ajudar a ficar bem informado sobre mudanças e atualizações legislativas.

Ampare-se de bons aliados

É certo dizer que ninguém trabalha sozinho, em um condomínio não será diferente. Ampare-se de bons funcionários e aliados, formar uma boa equipe é essencial para uma gestão de qualidade.

Contrate uma administradora de confiança para ajudá-lo a tomar as decisões corretas. Tenha também engenheiros, arquitetos, mecânicos e outros prestadores de serviço de confiança, pois são eles que serão contatados em casos de emergência.

Invista em uma gestão transparente

Todo mundo sabe que fazer a prestação de contas é obrigatório de acordo com o código civil. Opte por divulgar mensalmente o saldo do condomínio, os demonstrativos de despesas e receitas, assim como o saldo inadimplente (sem divulgar os nomes dos moradores devedores).

Uma dica valiosa é disponibilizar uma ou duas horas na semana para tirar dúvidas e conversar com os moradores que precisem resolver alguma pendência. Essa é uma ótima tática para conquistar a confiança dos moradores.

Não caia em armadilhas

Existem algumas práticas muito usadas na gestão de condomínios para evitar fraudes e armadilhas. Algumas dicas para síndicos indicam que seja solicitado ao menos três orçamentos antes de fechar qualquer obra ou manutenção no condomínio.

Com isso é possível comparar valores e também conversar com colegas e profissionais de confiança para saber se a empresa é confiável, se entrega a obra no prazo combinado, entre outras informações.

Seja profissional sempre

Mesmo que você tenha amigos no condomínio de antes de assumir o cargo de síndico, eles são como qualquer outro morador e não devem ter privilégios. Se ele extrapolou o horário do barulho, levará multa igual a todos os outros. Lembre-se que sempre haverão críticas, sempre haverão oposições, por isso não leve para o lado pessoal.

O mesmo vale se você tinha alguma intriga com um morador, nem pense em querer se vingar ou “ficar de marcação” com este condômino.

Mantenha uma comunicação impecável

Por fim, mas não menos importante, trace uma estratégia de comunicação e seja fiel a ela. Não adianta ser apenas honesto e não saber se comunicar com os condôminos. Os moradores precisam ser lembrados que podem confiar no gestor de seu condomínio.

Mostre o que está sendo feito, o que você está realizando de benfeitorias com o dinheiro investido pelos condôminos. Seja claro e conciso ao informar, deixe recados afixados nos elevadores e quadros de avisos ou monte um pequeno jornal informativo para os moradores.

Fonte: Condo Brasil

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA