Aprenda a montar uma horta em casa

28.fev, 2018 |
  • Sem categoria,
| Nenhum Comentário

Muita gente tem vontade de ter plantas em casa, mas acaba desistindo da ideia por achar que a tarefa requer muito tempo, espaço ou dinheiro. Esses são alguns mitos infundados que podem estar te impedindo de viver uma vida mais saudável e alegre. Para ter uma horta em casa, você não precisa de muita coisa, mas ela com certeza trará muitas coisas boas para sua vida.

Além de uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos, ter um cantinho para passar o tempo cuidando das plantas pode ser uma experiência relaxante e propícia para passar tempo de qualidade com a família. O fator financeiro também é beneficiado, já que você irá deixar de comprar algumas coisas no mercado, além do evidente apelo visual que um pouco de verde pode trazer a qualquer ambiente. E aí, vamos começar a cultivar?

Se você não tem um quintal ou jardim, não se preocupe. Os jardins verticais vêm ganhando cada vez mais adeptos e tornam possível cultivar o seu próprio jardim dentro do apartamento. Caso você não tenha uma área externa, procure por um local que obtenha luz direta do sol por algumas horas do dia. Quanto mais sol, maiores são as possibilidades e variedades possíveis na hora de escolher o que você irá plantar.

 

Onde plantar

Ao encontrar o sol, pense qual é o local ideal para que sua horta cresça. O local precisa ter pouca umidade e estar protegido de ventos muito fortes. Para áreas externas, plantar direto na terra é uma boa opção.

Vasos e floreiras são escolhas mais tradicionais, mas existem também embalagens recicláveis e customizáveis como garrafas pet, caixas de leite, potes de vidro e latas de refrigerante ou alimentos.

Das opções acima, a única que tem escoamento natural é a terra. Por isso, é importante colocar furos no fundo do recipiente de sua escolha para evitar que a água se acumule no solo.

 

O que plantar

A variedade de ervas, temperos, frutas, verduras e vegetais que você pode cultivar em casa é imensa, o que pode tornar difícil achar as escolhas ideais. É preciso levar em conta o espaço disponível, os cuidados que cada planta exige e suas preferências pessoais. Não vale a pena cultivar um tempero que você não usa muito na hora de cozinhar, por exemplo.

Algumas plantas precisam de mais espaço para se desenvolver, enquanto outras precisam de mais irrigação e menos sol. Atente aos cuidados necessários para cuidar de cada uma.

 

Como cultivar

Iluminação é fundamental, mas atente ao fato de que a incidência de luz pode variar ao longo do ano, e a horta deve ficar onde está claro. Caso o sol mude de lugar, mude a horta também.

A irrigação também é muito importante para o desenvolvimento das plantas. O excesso dela, entretanto, pode apodrecer as raízes; por isso é importante furar os vasos, como comentamos acima. É importante irrigar moderadamente os vasos. Dê preferência em horários em que o sol não esteja batendo na horta, como no início da manhã ou no fim da tarde. As plantas lhe avisam quando precisam de água, mostrando folhas amarelas, secas ou caídas. Regue próximo à raiz, evitando molhar as folhas.

Preparar o solo é imprescindível para que as plantas cresçam saudáveis, e a adubação ajuda a manter o solo rico em nutrientes. É necessário adubar a terra, além de na hora do plantio, a cada 15 dias para que as plantas cresçam fortes.

E, por último, respeite o tempo da colheita. Ele varia de acordo com a espécie e é influenciado pela estação do ano.

 

Esperamos que, com essas dicas, você se sinta inspirado para começar a montar a sua própria horta em casa. Bom cultivo!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *