Reaproveitamento de água

30.nov, 2017 |
  • Dicas,
| Nenhum Comentário

Reaproveitar e economizar água são atitudes que deveriam ser comuns há muito tempo, já que ela é finita e o seu uso está sem freio nenhum – tem gente que lava o carro em dia de chuva! E, mesmo com toda conscientização que é feita, infelizmente ainda existem pessoas que acham que é mentira ou algum tipo de conspiração, e acabam não cooperando.

Um dos vilões da água é a agropecuária, que usa, em média, 70% da água do Brasil, e ainda a desperdiça, mesmo sendo comprovado que essa água pode ser reutilizada, apesar de ser imprópria para consumo. A água usada para este fim tem um nome: águas residuais, e, de acordo com a Unesco, 80% dela é jogada fora em florestas (lembrando que esta água ainda está poluída). Mas temos que lembrar que esse gasto absurdo também tem a ver com a economia do país, afinal, quanto mais desenvolvido, menos gasta.

No Brasil, ainda há uma grande parte da população menos favorecida que não tem acesso à água potável, o que torna pior o desperdício de água. Então, se você quer contribuir para essa economia e usá-la de forma sábia, venha ver nossas dicas:

    • Chuveiro: quem tem aquecimento a gás sabe a demora que é para a água esquentar. Como muita gente odeia banho frio, a maioria espera ela esquentar enquanto o chuveiro está ligado. Em vez de deixá-lo ligado com a água indo toda pelo ralo, que tal deixar um balde ali e reaproveitar essa água depois? 
    • Água da chuva: a melhor alternativa na hora de reaproveitar a água é usando a água da chuva – lembrando, claro, que ela não é potável, mas pode ser usada para muitas atividades, como lavar o carro, molhar o jardim, entre outros.
    • Máquina de lavar: este aparelho utiliza muita água que, no final, fica cheia de sabão. Por isso, você pode usá-la para limpar o chão ou para a descarga. Mas tem um porém: ela só pode ser usada nas primeiras 48h, por conter muitos químicos.
    •  Sistema de refrigeração e aquecimento: se você estava se perguntando onde as águas residuais podem ser reutilizadas, aqui está o local! Quando for criar esse sistema na sua casa, converse com o profissional e pergunte se pode elas poderão ser utilizadas.

Apesar de ser estimado que no futuro faltará água, ainda não é tarde para você economizá-la e fazer sua parte! Gostou? Mande seu feedback para nós de como você economiza água na sua casa. #VaiPlaneta

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA