Coleta Seletiva: tudo o que você precisa saber

5.out, 2017 |
  • Dicas,
| Nenhum Comentário

Seu condomínio usa a coleta seletiva da Comlurb para contribuir com a reciclagem de produtos e materiais? Se já usa, parabéns, seu prédio está no caminho certo! 🙂 Caso não use, podemos ajudá-lo a mudar isto, pois este processo é muito mais simples do que você imagina. Criamos um passo a passo bem simples, com apenas 3 etapas para que seu condomínio implemente a coleta seletiva de uma vez por todas. Vamos lá?

     1) PRIMEIRA ETAPA: Separe o que pode e o que não pode ser reciclado na sua casa.

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa ter em casa diversas lixeiras coloridas para separar cada tipo de material (uma para papel, outra para garrafas pet etc). São necessárias apenas duas: uma para colocar junto o que pode ser reciclado, e outra com tudo o que não reciclamos, como restos de comida, embalagens metalizadas, etc.

Ao invés de criarmos uma lista extensa com tudo o que pode ser reciclado, sugerimos que você se concentre em separar para reciclagem os itens abaixo:

  • Embalagens PET: Garrafas de refrigerante, de suco, de água mineral, de mate, copos de mate e guaraná natural, embalagens de produtos de limpeza e higiene, etc.
  • Latas de bebidas: de refrigerante, cerveja, sucos, leite em pó, de conservas, etc.
  • Papéis: jornais, revistas, folhas de caderno, caixas e envelopes (desde que estejam secos, sem resto de comida, ok?).
  • Vidros: garrafas e copos.

Existem mais itens que podem ser reciclados, mas se você se concentrar, em um primeiro momento, em separar os itens acima, já terá feito um grande progresso!

O resto você coloca na lixeira dos orgânico, ou seja, o que não pode ser reciclado.

     2) SEGUNDA ETAPA: Separação no condomínio.

O condomínio deve manter separado tudo que os moradores separaram para a coleta seletiva. Isto pode ser feito de várias maneiras, mas sugerimos duas:

1. Cada andar deve ter uma lixeira onde ficarão armazenados tudo que os moradores deste andar separaram para reciclagem (conforme lista acima). Em um horário específico, um funcionário do condomínio fará a coleta do conteúdo destas lixeiras, e o colocará em um local maior que concentre tudo que todos os moradores do edifício separaram para reciclagem (todos os andares). É importante que, neste local, o conteúdo seja colocado em sacos transparentes, pois o caminhão da coleta seletiva da Comlurb não recolhe o que está nos sacos tradicionais (aqueles que não permitem ver o que está dentro, como os azuis ou pretos).

2. A segunda alternativa é que os próprios moradores levem o que separaram em suas casas para a área que concentra tudo que condomínio separou para reciclagem, cabendo apenas aos funcionários do condomínio colocar os materiais que os moradores trouxeram nos sacos transparentes e armazená-los até a terceira etapa.

     3) TERCEIRA ETAPA: Entrega ao caminhão da coleta seletiva.

Um funcionário do condomínio irá disponibilizar na rua os sacos transparentes com os itens que podem ser reciclados no dia da semana e hora em que passa o caminhão da coleta seletiva da Comlurb, para que ele então faça o recolhimento adequado destes materiais. Aqui acabou a responsabilidade do condomínio, e se seu condomínio chegou até aqui, parabéns! Você fez a sua parte. 🙂

Apenas para você saber, agora, já com a responsabilidade da Comlurb, o caminhão da coleta seletiva irá levar tudo para os centros de triagem. Nestes locais é onde ocorre a separação dos materiais, PET para um lado, latas para outros etc. E, a partir daí, é que será dado o destino apropriado para cada tipo de material, para que possam ser reciclados.

Para finalizar, vamos relembrar alguns erros comuns que você deve evitar:

  • Não use sacos pretos para a coleta seletiva. Os sacos devem ser transparentes ou translúcidos.
  • Nestes sacos não podem ter itens que não possam ser reciclados, como resto de comida, senão o caminhão da coleta seletiva não recolherá o saco.
  • Só disponibilize na rua estes sacos no dia e horário aproximado em que o caminhão da coleta seletiva da Comlurb passa, ok? Pois, se o caminhão tradicional fizer a coleta, o destino será um aterro sanitário.
  • Se possível, no caso de latas e garrafas, vale a pena passar uma água para limpar resíduos de líquidos e secar um pouco. Não precisa ficar perfeitamente limpo, mas se você puder limpar um pouco vai ajudar muito o pessoal da triagem na Comlurb, combinado? 🙂

Em caso de dúvidas, ligue para 1746! Viu como é simples? Por favor, compartilhe este post e divulgue estas informações com amigos e familiares. Nossa cidade e o meio ambiente agradecem! 😉

Fonte: Condomínios Verdes

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA