Dicas simples para deixar sua casa mais sustentável

14.set, 2017 |
  • Dicas,
| Nenhum Comentário

Cada vez mais chegam ao mercado novas soluções que aliam tecnologia à sustentabilidade. Painéis solares, mecanismos de reutilização da água da chuva e terraços verdes são opções muito bacanas para deixar os ambientes mais sustentáveis. Mas, não é preciso grandes reformas para deixar sua casa mais verde, basta seguir algumas dicas simples. Confira abaixo:

– Conserte vazamentos:

Se você percebeu que está com algum vazamento em casa, não adie o conserto! O desperdício de água, além de prejudicar o meio ambiente, sairá caro para o seu bolso.

– Compre eletrodomésticos com o selo A do Procel

Produtos com este selo comprovadamente consomem menos energia!

– Apague sempre a luz

Nunca deixe as luzes acesas ao sair de um ambiente. Lembre-se também de tirar os aparelhos da tomara, pois, segundo a Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, o stand by (aquela luzinha vermelha que indica modo de espera) pode representar até R$ 21 a mais em sua conta de luz por ano. E mais: um micro-ondas ligado na tomada pode gastar, por ano, quatro vezes mais energia do que se fosse usado na potência máxima por 20 minutos por dia.

– Aproveite a luz natural:

Tente aproveitar ao máximo a luz do dia, algumas vezes, apenas a reorganização de um cômodo é suficiente para o melhor aproveitamento da luz natural.

– Reutilize objetos de sua casa:

Antes de jogar algum objeto fora, verifique se não é possível reaproveitá-lo de outra forma! Fazer uma pequena reforma como uma pintura diferente pode ser uma boa opção.

– Tenha plantas dentro de casa:

Elas melhorarão a qualidade do ar e ainda deixarão o ambiente mais bonito. Pense também na possibilidade de ter uma horta em casa, pois ainda contribuirá para uma melhor alimentação.

– Recicle o lixo de sua casa:

Adote a coleta seletiva e separe os resíduos secos (papelão, plásticos, latas, etc) dos úmidos (lixo orgânico, com restos de alimentos). Caso seu condomínio ainda não tenha coleta seletiva, aborde este tema na próxima reunião de condomínio.

Viu como não é preciso grandes reformas para tornar sua casa mais sustentável? Essas dicas simples deixarão os ambientes mais verdes e ainda trarão uma boa economia para o seu bolso! E, por falar em reforma, se você pensa em reformar sua casa ou condomínio, fique ligado em nosso próximo post, que dará dicas de sustentabilidade em reformas. Até lá!

Fonte: Condomínios Verdes

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA