Problemas relacionados com as vagas da garagem do condomínio e como resolvê-los

13.set, 2017 |
  • Dicas,
| Nenhum Comentário

Ter briga em um condomínio por causa de vaga não é anormal, seja por condôminos sem noção ou por visitas do vizinho que sempre estacionam no lugar errado (e ainda prendem seu carro). Mas antes de começar a briga pela vaga, sabia que existem dois tipos de espaços para carros? Sim, e seu direito depende muito de qual tipo é o lugar.

Quais são os tipos?

  • Garagem: é a mais “tradicional”, vem descrita sempre junto com o imóvel por fazer parte das dependências do condomínio. Nela a vaga pode ser privativa ou por apartamento, mas lembre-se: depende do tamanho dela, pois pode não abrigar carros de grande porte (por isso é sempre importante checar antes).
  • Estacionamento: é a área comum feita para estacionar o carro, mas que pode ou não haver delimitações e ainda não vem descrita como parte do condomínio na escritura ou contrato de aluguel.

A verdade é que, diferenças à parte, as duas tem um grande problema: a invasão do espaço alheio. Por vezes, pode ser só desatenção do outro que estaciona mal vez ou outra, porém se ele continua entrando na vaga que não é dele, é importante que mantenha a calma nessa hora e tente conversar de forma agradável. Se a educação não funcionar, reporte ao síndico e, em último caso (se ele realmente não se mancar), é necessário entrar com uma ação.

O caso acima é mais direcionado para as garagem, mas se o seu problema está no estacionamento e o condômino está te prejudicando, avise ao síndico, pois é uma violação das normas.

Há também garagens/estacionamentos que tem um espaço pequeno demais causando aquele fenômeno estressante “vaga presa”. Isso é um grande problema, pois causa conflito entre os condôminos, porque apesar do vizinho descer ou a chave ser deixada com o porteiro para retirar, as pessoas vivem atrasadas. A melhor solução é não “prender” a vaga do outro sempre que puder e caso alguém prenda a sua e não retire, é aconselhável que pegue um táxi e depois peça o reembolso (tenha a nota fiscal, é claro).

Jogam lixo na garagem!

Alguns condôminos são adeptos dessa práticas bem errada e inconveniente. Antes de tudo: isto é proibido, porque pode atrair pragas e ainda atrapalhar o espaço destinado para carros! Caso veja algo do tipo avise ao síndico, tente falar com a pessoa e se nada funcionar, também é possível entrar com uma ação.

E ainda mais dois pontos importantes:

  • Furtos, roubo ou danos no carros só são responsabilidade do condomínio quando há seguranças contratados por uma empresa ou se estiver no regimento.
  • Se há idosos ou pessoas especiais no prédio, é preciso uma vaga apropriada para eles. Uma boa solução é tornar a vaga fixa, de preferência a mais espaçosa (serve para estacionamentos e garagens).

Enfim, lembre-se de tentar conversar com as pessoas antes. Evitar uma situação desagradável é melhor do que ter conviver com uma situação dessa no próprio condomínio, não é mesmo? Então, caso você tenha algum dos conflitos acima, nos conte se você conseguiu resolvê-lo!  #BoaSorte

1+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA